Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

toma lá, dá cá

SES rebate Emanuel: antes de se preocupar com bombas de infusão, seria bom entregar o que foi anunciado

Foto: Reprodução

SES rebate Emanuel: antes de se preocupar com bombas de infusão, seria bom entregar o que foi anunciado
O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo afirmou que, antes de se preocupar com as bombas de infusão, a Prefeitura de Cuiabá deveria entregar os vinte leitos de UTI que foram prometidos. Segundo ele, até a noite de terça-feira (14) os vinte leitos prometidos não estavam disponíveis na central de regulação.


Leia também:
Centro de Triagem da Arena Pantanal terá 20 médicos por dia, sala de tomografia e teste rápido
 
O prefeito Emanuel Pinheiro havia afirmado que, apesar de ter os respiradores disponíveis, não estava encontrando as bombas de infusão no mercado, e chegou a fazer apelo para o governo do Estado. Gilberto disse que pode negociar esta ajuda, mas cobrou os leitos que já estão prontos.
 
“Quando se resolve o problema do respirador, entra um novo problema que agora é bomba de infusão, e também estamos com problemas para encontrar medicamentos. Mas antes de nos preocuparmos com bomba de infusão para criar novos leitos, é bom disponibilizar o que foi anunciado. Acho que uma coisa vem antes da outra. Talvez colocar em funcionamento os que já estão montados será melhor”, disse o secretário.
 
Gilberto ainda anunciou que o próprio Governo do Estado implementou 34 novos leitos (20 na Santa Casa, nove em Sinop e cinco contratualizados junto ao Hospital São Luiz, de Cáceres), e até o início do próximo mês, a intenção é ter pelo menos 150 novos.
 
Até o final desta semana devem ser entregues 10 leitos em Campo Verde, 10 em Pontes e Lacerda, 10 em Água Boa, 10 em Peixoto de Azevedo. Até dia 27 de julho, foram contratualizados com hospital privado de Nova Mutum 20 novos leitos; há iniciativas em curso de 10 novos leitos em Confresa. “Até o início do próximo mês queremos fazer mais de 150 leitos novos de UTI, inclusive os novos no hospital regional de Cáceres, onde estamos fazendo edificação emergencial”, completou Gilberto.

A Prefeitura de Cuiabá se manifestou por meio de nota:

A respeito dos 20 novos leitos de UTI no Hospital Referência à Covid-19, a Prefeitura de Cuiabá informa que:

- Na segunda-feira (13), mesmo dia da abertura dos leitos, houve a disponibilização para a Central de Regulação e dois pacientes foram encaminhados naquele mesmo dia.
- Na terça-feira (14), pela manhã, um desses pacientes veio a óbito. Outros 3 pacientes de Cuiabá (um transferido de hospital privado, um que estava na UPA Morada do Ouro e outro que estava na Policlínica do Coxipó) passaram a ocupar os novos leitos, por meio da Central de Regulação. 
- Na terça-feira (14), a Central de Regulação contava ainda com 7 pacientes do interior necessitando de vaga de UTI para Covid-19. No entanto, esses casos dependem de disponibilização de transporte (muitas vezes aéreo) com UTI móvel, o que não depende da Prefeitura de Cuiabá, que já disponibiliza os leitos no Hospital Referência. 
- Na manhã desta quarta-feira (15), há 3 pacientes ocupando os novos leitos de UTI no Hospital Referência. Outros 3 leitos de UTI já estão aguardando admissão de pacientes. 
- A contagem de leitos, chamado de censo pela Regulação, é feita três vezes ao dia, sempre na troca de plantão, o que torna esse número dinâmico.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet