Olhar Direto

Notícias / Cidades

Professor da UFMT afirma que isolamento precoce adotado por Emanuel "salvou muitas vidas"

Da Redação - Wesley Santiago

16 Jul 2020 - 09:57

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Professor da UFMT afirma que isolamento precoce adotado por Emanuel
As medidas precoces adotadas pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), foram primordiais para salvar vidas. A opinião é do professor Moisés Cecconello, do Departamento de Matemática da UFMT e um dos autores da nota técnica elaborada por quatro pesquisadores da universidade. Conforme o estudo, a curva foi achatada e o colapso da saúde acabou sendo evitado.

Leia mais:
Com suspeita de Covid-19, professora ligou para o irmão pedindo ajuda antes de morrer no Alphaville
 
O estudo lembra que o primeiro caso confirmado de paciente com Covid-19 em Mato Grosso foi registrado em Cuiabá, em 20 de março de 2020. Antes disso, já em meados de março, o poder público, tanto estadual quando municipal, adotou medidas de enfrentamento à pandemia. No caso da Capital, o prefeito Emanuel Pinheiro anunciou, no dia 16 de março, o Decreto nº 7.839, que instaurou o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, entre outras ações emergenciais e temporárias que, posteriormente, foram continuadas, melhoradas e ampliadas.
 
“Essa adoção precoce de medidas preventivas pode ser uma das responsáveis pelo achatamento da curva epidemiológica do estado entre março e abril”, diz trecho da nota técnica divulgada na plataforma Research Gate.
 
Conforme o professor Moisés Cecconello, do Departamento de Matemática da UFMT e um dos autores da nota técnica, o isolamento social adotado pela Prefeitura de Cuiabá no início da pandemia foi um fator importante no achatamento da curva de contaminação, evitando o colapso do sistema de saúde, dando tempo para a cidade preparar sua estrutura e evitando um número muito maior de mortes.
 
“Com certeza o cenário estaria muito pior se não houvesse o isolamento social no início da pandemia. Muitas pessoas acreditam que pelo fato de termos entrado no isolamento no início e a disseminação da doença ter sido lenta, não adiantou porque elas não viram os casos em grande quantidade, não viram os leitos sendo lotados naquela época. Mas foi o isolamento social precoce que evitou muitas mortes”, afirma.

18 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Adonias Souza
    17 Jul 2020 às 11:37

    Obrigado prefeito pela sua atitude salvou muita gente TMJ

  • Val Souza
    17 Jul 2020 às 11:36

    Parabens prefeito, por salvar muitas pessoas em cuiaba e região pela sua atitude de isolamento. Obrigada por mim e pelos Cuiabanos,

  • Val Souza
    17 Jul 2020 às 06:56

    Parabens prefeito Emanuel Pinheiro ja sabia do seu temos e salvou muitas vidas

  • Ademir
    16 Jul 2020 às 22:02

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Ademir
    16 Jul 2020 às 21:55

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • MARCOS
    16 Jul 2020 às 21:46

    EVITOU O COLAPSO VAI QUALQUER UM INDEPENDENTE DE DINHEIRO NAO TEM UTI

  • Arnaldo LEITE ALBUQUERQUE
    16 Jul 2020 às 20:56

    se uma coisa que não tenho duvida nenhuma é sobre este assunto, é só vermos que até pouco tempo eramos elogiados por sermos o único Estado com baixíssimo casos no Brasil, mas como a economia falou mais auto, esquecendo que a economia só existe porque tem povo.

  • Carlos Eduardo
    16 Jul 2020 às 15:39

    Como assim evitou o colapso? Esses caras vivem em qual planeta, nossa saúde infelizmente já estava em colapso bem antes da covid-19.

  • Antonio
    16 Jul 2020 às 13:52

    E o vírus sumiu da terra nesses dias? Kkkkkkkkkk cada uma agora, matemático agora adivinhando o futuro. Joga na mega sena então kkkkkkkkk

  • alberto
    16 Jul 2020 às 13:11

    KKKKK LÓGICO...GANHANDO SEM TRABALHAR O DISCURSO FIQUE EM CASA PREVALECE E AINDA MAIS GANHAR SEM TRABALHAR É BOM NÉ PROFESSOR.

Sitevip Internet