Olhar Direto

Quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Notícias / Cidades

Com 66,9% dos votos, professor Evandro é reeleito como reitor da UFMT

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

26 Jul 2020 - 12:10

Foto: Assessoria

Com 66,9% dos votos, professor Evandro é reeleito como reitor da UFMT
Com 66,98% dos votos válidos, o professor Evandro Aparecido Soares Silva, que estava cerca de cinco meses no comando da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), foi reeleito neste sábado (26).
 
Leia também
Sem poder fazer campanha "corpo a corpo" Júlio Campos deixa candidatura ao Senado para diretório decidir

 
A consulta prévia à comunidade da UFMT é apenas parte do processo para a escolha dos novos gestores para reitoria. No próximo dia 11 de agosto, o Colégio Eleitoral Especial irá eleger uma lista tríplice, que será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), para a escolha e nomeação dos novos dirigentes para reitoria da UFMT.
 
A votação aconteceu por meio digital, no site da UFMT, pelo sistema e-votação, devido ao atual momento de pandemia causado pela Covid-19, e foi conduzida pela Comissão Eleitoral Especial, constituída nos órgãos colegiados. No total, 5.487 pessoas votaram, sendo 1.265 docentes, 858 técnicos-administrativos e 3.364 estudantes.
 
Além da chapa vencedora no processo, também concorreram ao pleito a professora Danieli Backes, como candidata a reitora, e a professora Sandra Negri, como vice, que receberam 20,50% dos votos válidos e os professores Alexandre Paulo Machado e Elifas Gonçalves Júnior, que receberam 7,21% dos votos válidos. 
 
Evandro foi por três anos vice da ex-reitora Myriam Serra, que teve péssimo relacionamento com o Governo de Jari Bolsonaro (sem partido) e pediu a renúncia no mês de fevereiro deste ano.
 
Apesar de Evandro ter saído vitorioso na disputa, a escolha do reitor será definida pelo presidente da República, o que abre a possibilidade dos professores Danieli Backes e Alexandre Paulo Machado, ambos alinhados a um pensamento de direita, serem escolhidos.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet