Olhar Direto

Terça-feira, 04 de agosto de 2020

Notícias / Política MT

Deputado cobra ações do governo e AL para saúde indígena de MT na pandemia

Da Redação - Max Aguiar

02 Ago 2020 - 08:23

Foto: Reprodução

Deputado cobra ações do governo e AL para saúde indígena de MT na pandemia
Com o alto número de índios infectados com a Covid-19 e a baixa resposta do governdo do Estado e outros órgãos de controle sobre os casos, o deputado estadual Allan Kardec (PDT) oficializou a Comissão de Saúde e a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa quanto ao sofrimento vivido pelos povos indígenas nas terras Xavantes da região do Araguaia e e também dezenas de etnias no Alto Xingu, apresentando protocolo cobrando providências imediatas, anexando relatos, fotografias e reportagens publicadas.

Leia também:
Indígenas chiquitanos representam 60% das mortes por Covid-19 em cidade de MT

Um grande exemplo citado pelo parlamentar é um fato que foi informado em todo o país sobre o líder indígena Aritana, que foi internado em estado grave em Goiânia. O “Cacique dos Caciques” do Alto Xingu, como é conhecido Aritana Yawalapiti, teve o quadro de saúde agravado e precisou de ajuda urgente.

Na ausência de atendimento em Mato Grosso, Aritana teve que se deslocar do Alto Xingu para Goiânia, com recursos arrecadados por donativos, sem a participação governamental. Está internado em um hospital privado, diante da ausência de leitos públicos em Mato Grosso. "Aritana é conhecido como o grande conciliador de todas as etnias indígenas do Alto Xingu, sua luta pela vida também é a luta pelos saberes ancestrais xinguanos”, finaliza Kardec.

Por conta desse e outros diversos casos, Kardec cobra um posicionamento da AL quanto às ações empreendidas para solucionar a fragilidade da Saúde indígena durante a pandemia em Mato Grosso, como a destinação de recursos emergenciais especificamente para os povos indígenas. O protocolo também se estendeu à FUNAI, ao MPF, MPE e à Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Casa Civil.

“O secretário Gilberto Figueiredo apresentou um plano de ação contra a Covid-19 em terras indígenas, que inicia na região de Barra do Garças. Queremos reforçar o apoio a essa parceria entre Ministério da Saúde, Forças Armadas, Saúde Indígena e Governo de MT, e solicitar que as etapas sejam antecipadas, pois a cada dia perdemos vidas na região do Alto Xingu, onde a previsão de atendimento pelo plano é somente para a próxima semana, o que representa muito tempo para quem está sendo duramente assolado pelo coronavírus”, afirma Allan Kardec.

Entre as ações propostas pelo deputado, estão o direcionamento de recursos emergenciais e o acesso urgente à estrutura hospitalar, com leitos e respiradores, além de campanhas sociais de arrecadação de donativos e mobilização para pressionar o Governo Federal a sair da inércia e investir esforços contra o Covid-19 em terras indígenas.

“Na última semana perdemos 5 caciques e 3 anciões para a Covid-19 no Alto Xingu, zeladores de saberes ancestrais passados há gerações e gerações. Todos os dias, as terras indígenas estão contabilizando mortes. É urgente que haja um esforço entre todos os entes públicos para adotarmos medidas contra a Covid-19 em terras indígenas, principalmente na acessibilidade à Saúde e apoio emergencial”, destaca Allan.

Os casos de Covid-19 entre os povos indígenas têm sido acompanhados pela Plataforma de monitoramento da situação indígena na pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, com relatórios diários disponíveis no endereço eletrônico www.covid19.socioambiental.org/ 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Jorge Pontual
    02 Ago 2020 às 11:09

    Doe seu salário deputado demagogo

Sitevip Internet