Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

DEVIDO AO VÍRUS

Emanuel diz que entende angustia de empresários, mas não dá estimativa de volta às aulas

Foto: Reprodução

Emanuel diz que entende angustia de empresários, mas não dá estimativa de volta às aulas
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), citou o grande fluxo de pessoas que a educação mobiliza e descartou, por enquanto, o plano de volta gradativa das aulas na capital. De acordo com ele, com a volta das escolas mobilizaria um público de aproximadamente 140 mil pessoas circulando no transporte coletivo e indo quase todos para o mesmo lugar, o que ajudaria na propagação do novo coronavírus. Por enquanto, a retomada das aulas não tem data definida. 


Leia mais:
Com 14 votos a favor, Câmara autoriza prefeito a não pagar previdência por 10 meses

"Não tem expectativa para retorno das aulas, nem particular nem na rede pública municipal". Essa é a afirmação do prefeito, durante entrevista ao Jornal da Rádio Jovem Pan, desta quarta-feira (29). 

Empresários do ramo de escolas particulares esperavam que com a retomada do comércio, as aulas também poderiam voltar. Emanuel negou a possibilidade e argumentou que escolas são propagadores da doença. 

"O que existe claro é que pelo número de pessoas envolvidas, seja ela de ensino público ou particular, é que as escolas são propagadoras do vírus. São 109 mil alunos, somados entorno de 30 mil trabalhadores. É um quarto da população. O que gera aglomeração de todos na sala de aula. Eu entendo a angustia. O que puder fazer para evitar isso eu farei, mas não posso ser irresponsável", disse o prefeito.

Na capital, as aulas estão suspensas desde o dia 23 de março, conforme o Decreto Nº 407 do dia 16 de março. Atualmente, a rede municipal atende cerca de 54 mil alunos, distribuídos em 164 unidades escolares. Já no setor privado, são 300 escolas que atendem mais de 60 mil estudantes. 

Empresários chegaram a ter uma reunião com o prefeito, mas dúvidas foram esclarecidas e eles saíram de lá sem uma data para que as aulas sejam retomadas. Além disso, eles fizeram uma manifestação na capital. O prefeito responde que sabe das angustias, mas não pode trabalhar com irresponsabilidade. 

"É um universo muito grande, seria 150 mil pessoas por dia para se encontrar nas escolas, o que coloca isso como um foco propagador. Ainda não dá para reestabelecer com segurança. Por isso temos que ter cuidado e atenção especial para evitar descontrole", ponderou o prefeito.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet