Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Turismo

gradual

Turismo inicia retomada e empresários discutem formas de diminuir transmissão do coronavírus

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Turismo inicia retomada e empresários discutem formas de diminuir transmissão do coronavírus
Parado desde o início da pandemia, o setor turístico planeja uma retomada gradual nos próximos meses. Para isso, empresários do setor discutem formas de diminuir a transmissão do novo coronavírus e, assim, fazer com que os viajantes se sintam seguros novamente. Em Mato Grosso, a secretaria adjunta de turismo planeja realizar uma campanha publicitária convidando o mato-grossense a conhecer o próprio estado.


Leia também:
Blogueiros e jornalistas criam 'guia do turismo nacional' para fortalecer viagens pós-pandemia

Pensando em discutir estes assuntos, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) realiza uma série de conversas online, transmitidas ao vivo, sobre o tema. A primeira aconteceu na última terça-feira (28).

“Precisamos dar continuidade às atividades econômicas desde que sejam tomadas todas as precauções e utilizados os protocolos corretos. É importante que empresários e colaboradores saibam como agir para atender o turista com segurança e o turista também se proteja, com seu álcool em gel e máscara, por exemplo. Esta série de lives é uma forma de discutirmos online com o setor interessado e construir políticas de Estado”, afirmou César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Na conversa de terça-feira, o secretário de Desenvolvimento Competitivo do Ministério do Turismo, Willian França, apresentou e explicou sobre a adesão ao selo Turismo Responsável.

“É um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, posicionando o Brasil como um destino protegido e responsável”, informou.

Para a médica infectologista Talita Arruda, é preciso reforçar as informações básicas de biossegurança para todos os colaboradores com planejamento. “Temos muitas estratégias que podem tornar o ambiente mais seguro e saudável. É preciso preparar o ambiente, treinar a equipe, reconhecer as fragilidades de sua estrutura. O empresário precisa se responsabilizar pela vida das pessoas que chegarão ao seu destino”, reforçou.

Segundo ela, os empresários devem estar atentos principalmente à sua equipe. “É preciso manter vigilância, traçar qual vai ser o método de rastreamento e orientar os colaboradores sobre os sinais e sintomas. Não podemos partir do pressuposto que todos têm o mesmo conhecimento sobre a doença”, disse.

Para França, representante do MTur, os empresários precisam ter cautela em relação à retomada. “As pessoas estão saindo de casa pouco a pouco, temos que acostumar com as idas e vindas, abertura e fechamento. Será algo gradativo, mas talvez com as mudanças de legislação e de protocolo possamos virar o jogo. Tomara que consigamos sair melhor do que começamos”.

A mediação da live foi realizada pelo professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e consultor Fábio Passos e Rejane Pasquali, empresária e especialista em Turismo, foi a âncora.

Nesta quinta-feira (30.07), haverá outra conversa, agora sobre o tema “Geração de empregos no turismo e a Medida Provisória”, às 16h30, no Facebook e no YouTube do Governo do Estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet