Olhar Direto

Terça-feira, 04 de agosto de 2020

Notícias / Cidades

Mais de 800 mil proprietários de veículos já podem imprimir licenciamento online; saiba como

Da Redação - Fabiana Mendes

31 Jul 2020 - 17:57

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Mais de 800 mil proprietários de veículos já podem imprimir licenciamento online; saiba como
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informou que a impressão do Licenciamento Anual do Veículo deste ano já está disponível para 833.797 proprietários de veículos que já quitaram a taxa do documento e podem imprimi-lo através do site. A quantidade representa aproximadamente 40% do total da frota do Estado, que hoje é de 2.236.392 veículos.

Leia mais:
Homem morre em troca de tiros com a Força Tática em MT

"É um número positivo levando em conta que os veículos com placas finais 1, 2 e 3 já venceram este ano e o vencimento do pagamento para as placas com final 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0 foram prorrogados pelo Governo", observou o diretor de Veículos do Detran-MT, Augusto Cordeiro.

Segundo informações da assessoria de imprensa, em decorrência dos reflexos financeiros causados pela propagação do coronavírus no Estado, o Detran prorrogou o calendário de pagamento do Licenciamento Anual para os proprietários de veículos com placa finais 4 e 5; 6 e 7; e 8, 9 e 0, acompanhando o novo prazo de vencimento do IPVA, para o último trimestre deste ano (outubro, novembro e dezembro).

O IPVA dos veículos com placa final 4 e 5 que venceria no mês de maio, passou para o mês de outubro; placa final 6 e 7 que venceria em junho, passou a ter o prazo até novembro; e as placas 8, 9 e 0 que venceriam no mês de julho, passam a ter o prazo estendido até dezembro de 2020.

No caso do Licenciamento, os veículos com placas final 4 e 5 o pagamento poderá ser feito até o dia 31 de outubro. Placas final 6 e 7 o novo vencimento do licenciamento será em 30 de novembro e os veículos com placas finais 8, 9 e 0 o pagamento poderá ser feito até o dia 31 de dezembro. Confira:



Parcelamento no cartão

Todos os débitos veiculares, incluindo a Taxa de Licenciamento, podem ser pagos, em até 12 vezes, por meio do parcelamento com cartão de crédito. Essa opção está disponível ao proprietário de veículo desde outubro de 2019.

Atualmente o Detran conta com três empresas credenciadas junto à Autarquia para realizar o serviço, que pode ser feito de forma online. CONSULTE AQUI AS EMPRESAS

Podem ser parcelados todos os débitos vencidos e a vencer, incluindo os valores deste ano, para viabilizar o Licenciamento do veículo. São eles: taxa de Licenciamento, inscrita ou não em dívida ativa, Seguro DPVAT, IPVA inscrito ou não em dívida ativa, e infrações de trânsito municipais, estaduais e federais como infrações da Semob, Detran, Sinfra, PRF e DNIT.

"A medida é uma forma de disponibilizar aos proprietários de veículos alternativas para quitar seus débitos à vista ou em até 12 parcelas mensais, com a imediata regularização da situação do veículo, além de assegurar a agilidade, autenticidade, segurança e desburocratização dos processos administrativos do Detran-MT", afirma o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

No momento da negociação dos débitos para pagamento, a empresa credenciada deverá demonstrar, detalhadamente, a formação dos custos do valor da dívida, identificando cada débito parcelado, taxa de juros aplicada e o número de parcelas escolhidas pelo proprietário do veículo.

O pagamento pode ser feito em até 12 vezes com até 03 cartões de crédito diferentes, independentemente de ser da titularidade da pessoa que está quitando os débitos, garantindo a integridade da operação mediante senha pessoal e intransferível do titular do cartão.

Como imprimir o Licenciamento

O proprietário do veículo, após quitar todos os débitos (IPVA, Taxa de Licenciamento, Seguro DPVAT, dívida ativa e possíveis multas), deve acessar o site do Detran-MT e digitar os dados do veículo, como placa e Renavam, na opção "Consulte Seu Veículo".

Na sequência, vai abrir uma página contendo todas as informações do veículo e a opção "Clique Aqui para Imprimir o CRLV Digital". Ao clicar, o modelo para impressão A4 irá aparecer na tela para impressão. O procedimento pode ser feito em qualquer lugar em que o cidadão tiver acesso à internet e impressora. 

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Antônio Alexandre da Silva
    31 Jul 2020 às 21:13

    Excelente medida adotada pelo Governo. Fica a sugestão para o próximo ano a fim de não impactar os proprietários dos veículos com placas de MT, com a cobrança iniciando já no mês de janeiro/21. Ou então voltar a cobrança na forma antiga coincidindo o mês com final da placa. Por exemplo final 1 - janeiro, final 2 - fevereiro e assim sucessivamente até final 0 - outubro.

  • Oliveira
    31 Jul 2020 às 21:01

    Pagamos um preço significativo de taxas para o DETRAN, o mínimo que o órgão teria que honrar e um documento descente para o proprietário do veículo, imprimir o documento em um papel A4 é vergonhoso, é uma cópia do documento.

Sitevip Internet