Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Transito aliviado

Horário alternado do comércio poderá ter continuidade no pós-pandemia; entenda

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Horário alternado do comércio poderá ter continuidade no pós-pandemia;  entenda
O horário alternativo adotado na reabertura do comércio em Cuiabá nesta semana poderá funcionar como um “teste não programado” para o que pode ser o novo normal no pós-pandemia. Isso porque, dependendo dos resultados que isso trouxer, principalmente para o trânsito e transporte público, a medida poderá se tornar permanente.


Leia mais:
Reabertura do comércio tem movimento intenso e flagra de pessoas ainda sem máscaras; fotos e vídeos
 
Adotada a partir do diálogo com entidades representante do segmento produtivo local, a alternância no período de funcionamento é entendido pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) como uma forma de pulverizar o horário de pico. Dessa maneira, conforme o gestor, é possível superlotações no transporte coletivo, congestionamento no trânsito, além de aglomerações em diversos locais frequentados por trabalhadores e publico em geral.
 
"Precisamos evitar aquele conceito ultrapassado de que todo mundo sai de casa às 7h, todo mundo almoça às 12h e todo mundo retorna para casa às 18h. Ao propor essa alternância, também começamos a preparar um novo modelo de desenvolvimento e mobilidade urbana para o pós-pandemia. Pode ser o início da construção de uma cidade mais tranquila e com o trânsito mais solto", explica Pinheiro.
 
A iniciativa, segundo a prefeitura, faz parte do plano estratégico de retomada gradual e segura das atividades econômicas, que havia sido empregado pelo Município no primeiro semestre deste ano. No entanto, por cerca de 30 dias, o planejamento foi interrompido por conta da decisão judicial que impôs a quarentena coletiva obrigatória na Cidade Verde. Agora, com uma nova formatação jurídica e novo entendimento do decreto estadual, a programação foi resgatada.
 
Para ajudar no combate ao contágio do novo coronavírus (Covid-19) e conter aglomerações de pessoas, o prefeito garantiu ainda a manutenção da totalidade da frota de ônibus do transporte coletivo municipal. "A população continuará contando com 100% dos veículos circulando e atendendo a demanda da cidade. Isso também ajuda a evitar superlotação", destaca.
 
Para possibilitar a volta ao trabalho com segurança, visando sempre proteger a saúde e a vida das pessoas, o prefeito Emanuel Pinheiro estabeleceu os seguintes horários de funcionamento das atividades econômicas:
 
- Comércio de rua: segunda a sábado das 9h às 17h.
 
- Shopping Popular: segunda a sábado das 9h às 17h.
 
- Shoppings center: segunda a sábado das 11h às 21h.
 
- Prestadores de serviços em geral: segunda a sábado das 8h às 16h.
 
- Conveniências de postos de gasolina e distribuidoras de bebidas: Segunda a sábado das 12h às 21h, (domingos e feriados apenas delivery).
 
- Academias de musculação, ginástica, natação e congêneres: Segunda a sábado das 6h às 12h e das 16h às 21h.
 
- Lanchonetes, padarias, açougues, sorveterias, cafeterias e congêneres: Segunda a domingo das 6h30 às 19h.
 
- Bares, restaurantes e congêneres: segunda a sábado das 11h às 21h, (domingos e feriados apenas delivery).
 
- Salões de beleza, barbearias e congêneres: Segunda a sábado das 10h às 20h.
 
- Toque de recolher das 22h às 5h. (Permitido delivery de alimentação até às 00h).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet