Olhar Direto

Terça-feira, 29 de setembro de 2020

Notícias / Meio Ambiente

Com sistema de cadastramento, Sinop não registra focos de incêndio há 20 dias

Da Redação - Fabiana Mendes

04 Ago 2020 - 16:00

Foto: Reprodução

Com sistema de cadastramento, Sinop não registra focos de incêndio há 20 dias
A cidade de Sinop (a 480 quilômetros de Cuiabá) não registra um foco de incêndio há 20 dias. O problema que durava três décadas foi solucionado com a implantação de sistema de cadastramento e organização interna da área de descarte de resíduos, na região da Adalgisa, que ocorreu há cerca de 40 dias.

Leia mais:
Apenas 28,3% das cidades de MT têm serviço de esgotamento sanitário em funcionamento

Conforme explica a secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Mallmann, a primeira medida adotada foi realizar o cadastramento de trabalhadores autônomos, bem como empresas, que atuam com o descarte de resíduos da construção civil e volumosos (massa verde, móveis inservíveis) em Sinop.

Desde o dia 15 de junho, profissionais desses segmentos devem se cadastrar para fazer o descarte de resíduos, pois o acesso está liberado apenas àqueles que estiverem previamente cadastrados junto ao município.

“Há um empenho, uma preocupação e uma vontade de fazer com que a legislação seja cumprida. Isso por parte do Poder Público, um pedido da prefeita Rosana Martinelli. Mas, para que tudo isso fosse possível, houve também uma adesão e comprometimento da iniciativa privada”, salienta.

Hoje, a área está recebendo apenas resíduos da construção civil; volumosos como podas de árvores e cortes de grama; além de móveis inservíveis, como geladeira, fogão. Após o cadastro, empresas e civis podem levar os resíduos até o local. Na entrada se faz a identificação do material, inclusive informando sua origem e, então, é feita a separação.

“O controle do material que entra, a identificação, a separação, todo o trabalho de organização do pátio é diário. Cada tipo de resíduo é colocado em um local e essa organização tem garantido a ausência de fogo”, reforça a secretária, lembrando que o maquinário para limpeza foi disponibilizado pela Secretaria de Obras.

O ingresso no local é feito em horários permitidos. De segunda a sexta-feira, das 6h às 17h, e aos sábados das 6h às 12h. Domingo não há funcionamento.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet