Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

TRANSFERIU GESTÃO

Deputado tenta derrubar decreto de Mendes que retirou autonomia da Fapemat

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Deputado tenta derrubar decreto de Mendes que retirou autonomia da Fapemat
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) apresentou na última quarta-feira (5) um projeto de decreto legislativo para devolver a autonomia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). O projeto de Lúdio susta os efeitos do Decreto 575/20, publicado pelo governador em 23 de julho, que determinou que a área meio da instituição seja exercida pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) e designou o secretário para responder pela presidência da Fapemat.

 
Leia mais:
Pedido de vista novamente adia votação da PEC da Previdência em Mato Grosso
 
“Numa canetada, por decreto, o governador transferiu a presidência e a gestão administrativa e financeira da Fapemat para a Secretaria de Ciência e Tecnologia. Esse decreto é ilegal. Isso não pode acontecer. A fundação tem perfil acadêmico, tem autonomia administrativa e financeira, tem conselho curador e conselho diretor. A Secitec e a Fapemat são duas instituições distintas. Esse decreto na prática abre caminho para acabar com a Fapemat”, justificou o deputado.
 
Lúdio disse que, pela Lei Complementar nº 306, o governador poderia nomear um interino por até 30 dias em caso de vacância do cargo de presidente da Fapemat. Porém, esse prazo já passou, pois o cargo está vago há dois meses, desde 4 de junho, quando o presidente da fundação, Adriano Silva, morreu vítima da Covid-19.
 
Dessa forma, o governador deveria ter indicado um substituto para o cargo no prazo máximo de um mês, que se esgotou em 4 de julho. Por isso, ao nomear o secretário de Ciência e Tecnologia para acumular interinamente a presidência da Fapemat por meio de decreto no dia 23 de julho, o governador extrapolou o prazo permitido para nomeação de um interino na função.
 
O decreto de Mendes também provocou reações na comunidade científica, que teme a extinção da Fundação.
 
Outro lado
 
O Governo do Estado garante que "não há perda de autonomia ou necessidade de consulta à Assembleia, uma vez que a Fapemat foi assumida interinamente pelo secretário da Seciteci, Nilton Borgato, até que haja a escolha do titular do cargo. A Fapemat é vinculada à Seciteci".
 
"Além disso, todas as ações da fundação continuam em atividade, assim como o pagamento das bolsas de pesquisa", disse, em nota.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet