Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Média móvel subiu

Deputados criticam relaxamento de medidas e apontam redução na velocidade de queda da Covid-19

Foto: Fablicio Rodrigues/AL

Deputados criticam relaxamento de medidas e apontam redução na velocidade de queda da Covid-19
Análise feita pelo deputado e médico sanitarista Lúdio Cabral (PT), referente à última semana epidemiológica em Mato Grosso, apontou aumento de aproximadamente 6% na média móvel diária de casos novos e redução na velocidade de queda da curva da Covid-19. O parlamentar, que faz parte da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, criticou o recente relaxamento das medidas biossanitárias que permitiram, por exemplo, a retomada de eventos no Estado e pediu que a população reforce os cuidados como o distanciamento social e o uso de máscaras.


Leia mais:
Dados mostram queda na curva de contágio da Covid-19 em MT e 23% da população infectada

“Fiquei triste quando fechei essa análise, porque a minha vontade era já ter condições de calcular a velocidade da descida para que pudéssemos projetar um cenário de estabilidade, mas como vínhamos em um patamar elevado e com as medidas de flexibilização do isolamento social que aconteceram nas ultimas semanas, a população voltou a circular, muitas pessoas sem usar máscara, houve abertura das atividades econômicas, permissão de atividades com até 100, 200 pessoas e isso infelizmente já está produzindo reflexos na curva epidêmica”, afirmou o parlamentar.

Há cerca de uma semana, também em relatório para a Comissão, Lúdio havia comemorado o que indicava ser o início da descida da curva epidemiológica. Na ocasião, porém, o deputado defendeu que somente após isso fossem retomadas atividades como as escolares presenciais, por exemplo.

Agora, com base na velocidade percentual de descida semanal, Lúdio Cabral estima, a partir de “cálculo precário”, que serão necessárias 20 semanas para a curva chegar a um patamar de estabilidade.

Para mudar esse cenário, o parlamentar defende que o poder público promova campanhas publicitárias para orientar a população a usar máscara, evitar aglomerações e manter as medidas de higiene e distanciamento social.

“As decisões que os governantes tomaram de flexibilização das medidas de restrição de circulação foram todas precoces, imprudentes, intempestivas e desafiaram o vírus em todas essas oportunidades [...] Isso passa uma mensagem à população, que capta essa mensagem e incorpora ela a seu cotidiano. É como se vivêssemos um cenário de normalidade com a epidemia ainda presente entre nós em um patamar elevado”, acrescentou.

O deputado estadual Dr. Gimenez concordou com as declarações feitas por Lúdio. “O curioso é que estamos sendo repetitivos. São sempre as mesmas orientações [...] A expectativa de descida diminuiu. Desse jeito vamos virar o ano com a Covid ainda batendo em nossas portas. Essa flexibilização parece que permite que as pessoas pensem que as coisas estão bem, quando na verdade não estão”.

Os parlamentares cobraram que o governador Mauro Mendes responda aos requerimentos nº 228, 266 e 267, enviados pela Comissão de Saúde nos meses de junho e julho. Os documentos solicitam informações sobre a quantidade e a qualidade dos respiradores mecânicos humanos utilizados no tratamento da Covid-19 em Mato Grosso e sobre servidores e trabalhadores de saúde acometidos pela doença.

O requerimento nº 267, por sua vez, requer à Secretaria de Estado de Saúde (SES) providências urgentes para atender aos servidores públicos e demais trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento ao Covid-19 em todos os municípios e regiões do estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet