Olhar Direto

Quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Notícias / Política BR

Ministro do Desenvolvimento reconhece situação de emergência em relação às queimadas no Pantanal

Da Redação - José Lucas Salvani

16 Set 2020 - 11:16

Foto: Reprodução / Agência Brasil

Ministro do Desenvolvimento reconhece situação de emergência em relação às queimadas no Pantanal
Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, reconheceu nesta quarta-feira (16), via Diário Oficial da União, a situação de emergência em Mato Grosso quanto as queimadas no Pantanal. Marinho irá se reunir nesta quarta com o governador Mauro Mendes (DEM) para debater sobre o combate aos incêndios que atingem o estado.

Leia também:
Deputados e senadores visitam Pantanal e cobram ajuda do Exército no combate às queimadas

Ao reconhecer a emergência, Mato Grosso se torna apto para receber recursos federais para enfrentar as queimadas. O município de Barão de Melgaço (a 110 km de Cuiabá) já foi contemplado com R$ 407.139,54 para ações de combate. O repasse foi autorizado nesta quarta-feira pelo ministro.

Em agosto, pelo mesmo motivo, o Governo Federal repassou R$ 870,8 mil para Poconé (a 104 km de Cuiabá).

O reconhecimento foi realizado por procedimento sumário – quando a ocorrência, pública e notória, é considerada de grande intensidade. Nestes casos, para agilizar o atendimento à população, a Defesa Civil Nacional antecipa os trâmites e publica a decisão antes mesmo que as solicitações do município ou do estado sejam oficializadas.

“O presidente Jair Bolsonaro nos instruiu a prestarmos todo o apoio necessário aos estados que estão enfrentando essa questão dos incêndios florestais. Esse reconhecimento federal vai permitir uma maior agilidade para que Mato Grosso enfrente esse desastre e possa debelar o fogo o mais rapidamente possível”, afirmou o ministro Rogério Marinho, que nessa terça-feira (15) esteve em Mato Grosso do Sul também para tratar do apoio federal no combate às queimadas.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet