Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

DESESPERO

Vídeo mostra macaco em perigo de extinção fugindo do fogo no interior de Mato Grosso

Foto: Reprodução

Vídeo mostra macaco em perigo de extinção fugindo do fogo no interior de Mato Grosso
Um vídeo encaminhado ao Olhar Direto mostra um macaco-aranha, que está em perigo de extinção, fugindo da devastação do fogo nas margens rio Teles Pires, próximo a Sinop (a 478 km de Cuiabá). O vídeo foi gravado nesta semana por uma equipe do grupo de ecologia aplicada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), explica o professor de ecologia Gustavo Canale, de 42 anos.


Leia também:
Vídeo de macaco extenuado ao fugir de fogo gera comoção nas redes sociais

As imagens mostram o animal confuso com a fumaça. De acordo com professor, o macaco-aranha é uma das espécies de macacos mais ameaçadas no Brasil. Por este motivo, o animal se integra ao Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas Amazônicos, do Instituto Chico Mendes, que tem parceria com a UFMT.
 

Com as aulas presenciais suspensas, o grupo de ecologia segue com algumas vistorias em campo de ações que já haviam sido iniciadas. As vistorias realizadas agora visam monitorar a situação da fauna e flora tomada pelo fogo.

“As áreas que a gente sempre visitou para fazer trabalho de campo estão completamente incendiadas. Não fui pessoalmente, vou no final de semana. É uma equipe com nossos alunos e parceiros que viram que na área há muitos focos de incêndio de agosto para cá. Algumas áreas o fogo já passou e dizem que a gente consegue encontrar muitas carcaças de animais mortos”, conta.

O professor acrescenta que a comunidade acadêmica da UFMT e da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) está bem preocupada com a situação em Sinop, Alta Floresta - o norte de Mato Grosso como um todo. “Em função de toda a calamidade do Pantanal, que a gente compreende, e acha que é importante o combate de incêndio lá, temos receio que essa região fique um pouco esquecida. Ela também importante de ser reservada".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet