Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

'engessado'

Leitão critica legislação e diz que pantaneiro precisa de mais autonomia para evitar queimadas

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Leitão critica legislação e diz que pantaneiro precisa de mais autonomia para evitar queimadas
O candidato ao Senado Federal Nilson Leitão (PSDB) afirmou que a legislação, federal e estadual, deixa o pantaneiro ‘refém’, e sem a autonomia necessária para que, com seu trabalho, ajude a preservar o meio ambiente. Segundo o ruralista, é preciso diálogo e planejamento para que a tragédia que aconteceu em 2020 no Pantanal não se repita.


Leia também:
Parte do fogo no Pantanal começou em fazendas que vendem gado para grupos Amaggi e Bom Futuro

“É justamente por não fazer o que é preciso ser feito periodicamente que vemos acontecer o que está acontecendo no Pantanal. Você cria ali um paiol pronto para pegar fogo. É impressionante a irresponsabilidade da nossa legislação, tanto estadual quanto federal”, afirmou o candidato.

Ele menciona que estes produtores, hoje, são proibidos de levar o gado para pastorear em alguns locais. “Quando você impede o boi pantaneiro de pastar, você automaticamente deixa aquele capim crescer, secar, e ser um combustível para incendiar tudo o que tem ali”.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o índice de queimadas no Pantanal aumentou em 56% em relação ao ano anterior, sendo o pior já registrado. Apenas em Mato Grosso, 33% do Pantanal foi perdido com as chamas.

Para Leitão, processos que poderiam ser simples acabam sendo engessados, resultando em insegurança jurídica, por conta da legislação. Por outro lado, as contradições entre os governos não contribuem para a efetividade das ações no combate às chamas.

Segundo o candidato ao senado, o licenciamento ambiental, apesar das recentes mudanças, ainda precisa ser debatido e aperfeiçoado. “Da mesma forma que você precisa ter um planejamento para o período de chuva para escoar um produto, você precisa ter um planejamento para a época de seca, ter o trabalho de prevenção. Mas tudo se enrosca nas nossas leis. A nossa legislação deixa o pantaneiro refém e isso é muito grave”, relata.

 “O que precisa ser colocado é a ciência, o conhecimento e a prática de quem está lá. Precisamos todos ser a favor do Pantanal e do pantaneiro. O problema é que muita gente quer discutir a questão ambiental sem envolver quem mora nas regiões. É um grande equívoco. É necessário apontar o problema e buscar uma solução de uma maneira responsável”, finaliza.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet