Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Novo decreto

Governo libera shows, cinemas, teatros, casas noturnas e público nos estádios

Foto: Getty Images

Governo libera shows, cinemas, teatros, casas noturnas e público nos estádios
Um novo decreto publicado pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (25) liberou o funcionamento de cinemas, teatros, casas noturnas, a realização de shows e até a presença de público nos estádios e ginásios de esportes.


Leia também:
Morte de recém-nascido por Covid-19 e outras 25 são registradas em Mato Grosso em 24h

O decreto, nº 655, de 25 de setembro de 2020, altera o anterior, nº 522, de 12 de junho
de 2020, e dá outras providências. Em relação ao esporte amador e profissional, o público externo deverá limitar-se a 30% da capacidade, observando o distanciamento de 1,5 metro entre os assentos.

Nos cinemas, museus e teatros, deve-se respeitar o limite de público correspondente a 50% (cinquenta por cento) da capacidade máxima do local, tendo como base o metro quadrado e o espaçamento de 1,5m (um metro e meio) entre pessoas. Além disso, os 50% de público também deve ser respeitado em bares, shows, casas noturnas e congêneres.

O decreto ainda afirma que os eventos e estabelecimentos devem respeitar os protocolos de saúde e as normas sanitárias, como medição da temperatura corporal das pessoas na entrada dos estabelecimentos, impedindo sua entrada em caso de registro igual ou superior a 37,8º, o distanciamento mínimo necessário entre as pessoas, a utilização de máscaras, proibição de utilização de brinquedos e de atividades coletivas, a assepsia dos utensílios e produtos ofertados no estabelecimento, bem como a disponibilização de materiais de higienização (álcool na concentração de 70% e/ou água e sabão), limpeza e desinfecção do local antes e após a realização de cada evento/sessão.

O documento, publicado em edição extra do Diário Oficial desta sexta-feira (25) considera “a tendência de estabilização nos registros de casos de infecção pelo Coronavírus COVID-19, conforme dados do último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde n° 32”; “a redução no número da média móvel de casos confirmados de Covid-19, de hospitalizações e de óbitos no âmbito estadual” e a necessidade da retomada gradual e responsável das atividades econômicas estaduais objetivando a manutenção dos postos de trabalho em prol do desenvolvimento econômico do Estado de Mato Grosso”.

“Estamos fazendo essa retomada de forma gradativa. Com a redução da contaminação e da ocupação de UTIs, já é possível permitir que essas atividades possam ser realizadas, sempre de forma segura. O setor cultural e esportivo foi muito prejudicado pela pandemia e cabe ao Governo auxiliar esses profissionais a restabeleceram sua fonte de renda”, afirmou o governador Mauro Mendes (DEM), após a publicação. 

“É importante exaltar a sensibilidade do governador que permitiu essas atividades culturais e esportivas, que foram as primeiras afetadas pela pandemia e assim minimizar os impactos a quem vive do setor. Tudo isso paralelamente à ampliação da rede pública de saúde, com criação de leitos de UTI em todo estado, assim como pelas ações de tratamento precoce, a exemplo da criação do Centro de Triagem na Arena Pantanal e do envio de medicamentos e  300 mil testes rápidos aos municípios”, completou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado.

Até esta sexta-feira (25), o estado registrou 3.375 mortes em decorrência do novo coronavírus (Covid-19), sendo 26 nas últimas 24 horas e 19.728 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo notificadas 1.180 novas confirmações no último dia.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet