Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Realização

Emanuel afirma que assumiu HMC 27% concluído e entregou um dos três melhores hospitais públicos do Brasil

Foto: Marcus Mesquita

Emanuel afirma que assumiu HMC 27% concluído e entregou um dos três melhores hospitais públicos do Brasil
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), candidato à reeleição, tem no Hospital Municipal de Cuiabá seu grande orgulho da gestão. Quando assumiu a Prefeitura, a estrutura da unidade de saúde estava apenas 27% concluída. Ela foi totalmente entregue no dia 18 de novembro de 2019, e atualmente é considerado pelo Ministério da Saúde como uma das três melhores unidades hospitalares públicas do país.


Leia também:
Emanuel diz que CPI foi ‘balela’ e só não interferiu por ‘respeito à população'
 
"Cuiabá sempre foi a referência na saúde pública em Mato Grosso, mesmo quando só tínhamos o antigo Pronto Socorro. Hoje continuamos a atender todo o estado, mas agora em um local com todo o conforto e com os melhores equipamentos hospitalares. Quando assumi a Prefeitura de Cuiabá eu prometi virar a página da saúde pública na capital, e o HMC é parte fundamental no cumprimento desta promessa”, afirma o prefeito.
 
Desde que assumiu a Prefeitura, foram diversas etapas até a entrega total do hospital. No segundo semestre de 2017 o prefeito começou a articulação para a retomada da obra, que contou com um apoio fundamental do Governo Federal.
 
Após uma audiência do prefeito Emanuel Pinheiro com o então presidente da república, Michel Temer em Brasília foi assegurado um aporte de R$ 100 milhões, por meio do programa federal "Chave de Ouro".

O Programa "Chave de Ouro" tinha como objetivo aportar recursos para a conclusão de obras de impactos para as cidades e a contrapartida era que a obra ficasse pronta até 31 de dezembro de 2018, ainda no governo de Michel Temer.
 
"Para conseguirmos honrar nosso compromisso fizemos uma força tarefa com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, que não mediu esforços para concluir todos os procedimentos a tempo. A equipe estava tão focada, que foi capaz de realizar a licitação de todos os itens do hospital em tempo recorde, sem nenhum problema de execução. Graças aos esforços de todos, conseguimos entregar a obra dentro de prazo. Em 28 de dezembro de 2018 fizemos a entrega oficial do prédio do HMC", relembrou Pinheiro.

Com a obra pronta, a equipe da SMS começou os trâmites para que o hospital começasse a funcionar. Os estudos técnicos apontaram que o hospital deveria ser aberto por etapas e no dia 25 de fevereiro de 2019 o HMC começou a fazer atendimentos ambulatoriais com 13 especialidades médicas.

Durante o resto do ano de 2019 novas etapas do HMC foram entregues: em 22 de abril foi a segunda etapa, onde foram abertos 90 leitos de enfermaria. Na terceira etapa, em 31 de maio foram abertos mais 90 leitos de enfermaria e o parque tecnológico de imagens, com ultrassom, endoscopia, colonoscopia e radiografia. A quarta etapa foi inaugurada em 16 de julho, com a abertura de 40 leitos de UTI e na quinta etapa, em 30 de agosto foi inaugurado o Centro de Tratamento de Queimados – CTQ. Na última etapa, em 18 de novembro, começou a funcionar a Urgência e Emergência, Central de Material e Esterilização e heliponto. No final de novembro foram abertos mais 20 leitos de UTI.

Quando o HMC completou 1 ano, em 28 de dezembro de 2019, o hospital já havia realizado mais de 160 mil procedimentos médicos, entre consultas especializadas, internações em enfermarias adultas e pediátricas, internações em Unidades de Terapia Intensiva – UTI e internações no Centro de Tratamentos de Queimados – CTQ. Em 2020, entre janeiro e agosto, o HMC realizou mais de 17 mil atendimentos de urgência/emergência, cerca de 4 mil cirurgias, mais de 10 mil consultas ambulatoriais e mais de 64 mil exames.

O HMC possui 184 leitos de enfermaria, 20 leitos no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), 6 salas de cirurgia, 60 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo 40 adultos, 10 pediátricos e 10 leitos Unidade Coronariana. Na Urgência / Emergência possui 51 leitos divididos entre Reanimação, Politrauma, Estabilização, Observação adulto e pediátrico.

Além disso, conta com ambulatório com mais de 13 das especialidades médicas mais procuradas pela Central de Regulação, exames como ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia, parque tecnológicos com equipamentos de última geração, moderno centro de imagens e ainda farmácias satélites.

O Hospital Municipal de Cuiabá é considerado pelo Ministério da Saúde como uma das três melhores unidades hospitalares públicas do país, por características que vão desde a dimensão do espaço físico aos equipamentos e capacidade técnica-operacional e se tornou exemplo para outros estados. Para o prefeito Emanuel Pinheiro o HMC é um grande orgulho e um sonho que conseguiu realizar. 
 
“Já avançamos muito na alta complexidade, onde também temos o Hospital São Benedito. Na Atenção Secundária abrimos a UPA Verdão e estamos prestes a finalizar a UPA Jardim Leblon. Na Atenção Básica, abrimos 4 novas unidades e reformamos e ampliamos mais de 70% das unidades já existentes. Locais que há muitos anos não passavam por reformas, foram totalmente revitalizados. A virada de página na saúde já começou e a intenção é aprimorarmos ainda mais, até conseguirmos ter um serviço de excelência em todas as esferas", concluiu Pinheiro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet