Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

mais apoio

Conselho da Mulher passa a ter atendimento a noite e nos finais de semana

Com o objetivo de oferecer às mulheres vítimas de violência doméstica mais uma forma de procurar ajuda e fazer denúncias de crimes assim que cometidos, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Rondonópolis está, desde o último sábado, com mais um braço de atendimento no município.

Foto: Dayane Pozzer/Olhar Direto

Conselho da Mulher passa a ter atendimento a noite e nos finais de semana
Com o objetivo de oferecer às mulheres vítimas de violência doméstica mais uma forma de procurar ajuda e fazer denúncias de crimes assim que cometidos, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Rondonópolis está, desde o último sábado, com mais um braço de atendimento no município. As mulheres podem agora procurar o Conselho também durante a noite e nos finais de semana no Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), onde uma sala foi disponibilizada para esse fim.


Antes do plantão no Cisc, as mulheres que sofriam algum tipo de violência de seu companheiro durante a noite ou nos finais de semana, tinham que aguardar até o outro dia para registrar o Boletim de Ocorrência e, no caso de final de semana, aguardar até dois dias para comunicar o fato à Delegacia da Mulher e ao Conselho da Mulher.

Segundo Luciene Firmínia Souza, secretária do Conselho, as agressões contra mulheres ocorrem em número muito maior nos finais de semana, principalmente pela ingestão de bebida alcoólica pelos maridos das vítimas. “Eles sabem que não há atendimento à noite e nem no final de semana e se aproveitam da brecha, já que depois de um, dois dias, a mulher pode não estar mais com os hematomas decorrentes da violência. Mas agora isso acabou”, explica ela.

Além dos plantões no Cisc, que por enquanto deverá ser feito todos os dias até as 23h00, 24h00, e também durante todo o final de semana, a mulher que sofre ameaça ou violência doméstica tem a sua disposição o atendimento do Conselho da Mulher de segunda a sexta-feira, em horário comercial. O Conselho funciona na Avenida Marechal Dutra, em anexo à Delegacia da Mulher, no centro da cidade.

Conforme Luciene, que é responsável pelos plantões, o novo atendimento já está mostrando resultados. “Fizemos um atendimento grave no sábado e outros seis durante o final de semana. À noite, durante a semana, estamos fazendo de dois a três atendimentos por plantão”, relatou a conselheira.

Para poder orientar as mulheres que procuram ajuda, a conselheira explica que foi capacitada em um curso específico, que, futuramente, será oferecido às demais voluntárias do órgão. Entre os temas da capacitação, são abordadas questões sobre mediação de conflitos, as formas de agir numa situação de violência, conhecimento da legislação (Lei Maria da Penha) e conhecimento de como funcionam os órgãos públicos de defesa, como delegacias, promotorias e fórum.

A disponibilização da sala para o Conselho da Mulher, explica Luciene, foi possível com a realização do 1º Fórum de Segurança Pública, realizado em fevereiro e organizado por alguns veículos de imprensa de Rondonópolis. A proposta do espaço foi apresentada durante o fórum e levada ao conhecimento do secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, que acatou ao pedido. Em seguida, o delegado responsável pelo Cisc, José Lucídio Rondon Filho, concedeu a sala, através de uma portaria.

As propostas para melhorar o atendimento à mulher que sofre com a violência doméstica não param. A conselheira explica que, futuramente, uma base de atendimento será instalada em diferentes regiões da cidade. No último domingo, através do Programa Olho Vivo, o Conselho da Mulher esteve no Parque São Jorge e, além de dezenas de atendimentos, recebeu quatro denúncias de violência doméstica. “Muitas mulheres não têm coragem de vir até nós, então esse trabalho aproxima o Conselho de quem está enfrentando algum problema e muitas vezes não quer se expor ou nem conhece seus direitos”, aponta Luciene.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet