Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

OLHAR DADOS

Kalil assume a dianteira em acirrada disputa a prefeito de VG; confira

Foto: Olhar Direto

Kalil assume a dianteira em acirrada disputa a prefeito de VG; confira
Nova rodada de pesquisa de intenção de voto para prefeito realizada em Várzea Grande pelo instituto Olhar Dados e publicada com exclusividade por Olhar Direto revela que a eleição no segundo maior município do estado deve ser definida em uma disputa que tende a ser acirrada.


Leia também:
Emanuelzinho lidera intenções de voto para prefeitura de Várzea Grande, aponta Olhar Dados



 
O candidato do grupo governista, Kalil Baracat (MDB), assumiu a dianteira neste levantamento, com 29,5% das intenções de voto. Na primeira rodada de entrevistas, ele havia ficado em segundo, totalizando 23,5%. Esses dados são da categoria estimulada, modalidade em que o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado.
 
Em segundo lugar está o deputado federal Emanuelzinho (PTB), com a preferência de 21,5% dos entrevistados. Levando-se em conta que a margem de erro da pesquisa é de cinco pontos percentuais, o congressista encontra-se empatado tecnicamente com o primeiro colocado. Em comparação com a pesquisa anterior, em que pontuou 27,4%, o petebista sofreu oscilação negativa.
 
O terceiro colocado na disputa é o empresário Flávio Frical (PSB), que alcançou 14,6% das intenções de voto. A oscilação do candidato foi positiva em relação ao levantamento anterior, em que havia somado 11,6%. Com a confirmação de todas as candidaturas registradas junto à Justiça Eleitoral, aparece pela primeira vez na pesquisa o nome de Milton Dantas (Psol), com 0,8% da preferencia do eleitorado.
 
Os eleitores que não souberam ou preferiram não responder são 25,9% e os que declararam voto branco ou nulo são 4,1%. Os dado foram coletados entre os dias 26 e 28 de setembro. A pesquisa anterior (TRE-MT MT00397/2020), citada a título de comparação, foi realizada entre os dias 10 e 14 de setembro.
 
Espontânea
 

Os eleitores também foram questionados sobre a intenção de voto sem que o entrevistador apresentasse o nome dos candidatos. Nesta categoria, Kalil Baracat lidera com 9,2% e Flávio Vargas assume a segunda colocação com 7,7%. O terceiro colocado é Emanuelzinho, que soma 3,3%. Milton Dantas sequer aparece e a atual prefeita, Lucimar Campos (DEM), que já está em segundo mandato consecutivo e não pode disputar a eleição, foi lembrada por 2,6% dos consultados. Os que não sabem ou preferiram não responder foram 76,9% dos entrevistados e os que declararam a intenção de votar em branco ou nulo foram 0,3%.
 
Rejeição
 

O instituto mediu também a rejeição dos candidatos. O maior índice é o de Emanuelzinho, com 18%, seguido de Kalil Baracat, com 13,6%, Milton Dantas, 6,7%, e Flavio Frical, 5,6%. Os que não souberam ou preferiram não responder foram 52,8%.
 
A pesquisa
 
O levantamento Olhar Dados é produzido e publicado com exclusividade pelo portal Olhar Direto. Neste segundo levantamento em VG, o instituto realizou 309 entrevistas entre os dias 26 e 28 de setembro para captar a percepção geral da população a respeito do cenário eleitoral de 2020. A pesquisa é quantitativa com técnica survey de opinião.
 
O levantamento está registrado junto à Justiça Eleitoral sob a inscrição MT-07722/2020. A margem de erro é 5,0 pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados das tabelas foram arredondados pelo programa para totalizarem 100%.

As pesquisas anterior foi realizada entre os 10 cinco e 14 de setembro (veja aqui).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet