Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Educação

'PAUTA GÊNERO'

Observatório da UFMT é o único no Centro-Oeste a participar de monitoramento internacional de mídia

Foto: Reprodução

Observatório da UFMT é o único no Centro-Oeste a participar de monitoramento internacional de mídia
O Pauta Gênero - Observatório de Comunicação e Desigualdades de Gênero, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), é o único no Centro-Oeste a participar de um monitoramento internacional de mídia, por meio do Global Media Monitoring Project (GMMP), o maior e mais antigo referente as representações de gênero no mundo. No Brasil, mais de 60 pessoas são responsáveis pelo monitoramento.


Leia também:
Pesquisadora da UFMT afirma que desastre no Pantanal é consequência de mudanças climáticas

O levantamento recolhe dados sobre indicadores de gênero nas notícias como: presença de mulheres nas notícias, indícios de preconceito e reforço de estereótipos. A iniciativa global é formada por grupos de direitos das mulheres, organizações da sociedade civil, associações e sindicatos de profissionais de mídia, estudantes universitários e pesquisadores.

“É muito emblemático ter nosso observatório como a base da equipe que representa o Centro-Oeste neste projeto legitimado internacionalmente. Isso ajuda a visibilizar cientistas e estudantes que se dedicam à área na UFMT e a consolidar tanto a importância de se monitorar a mídia quanto a necessidade de observar as desigualdades de gênero nas coberturas midiáticas de nosso estado, nossa região e nosso país”, afirma Tamires Ferreira Coêlho, professora da Faculdade de Comunicação e Artes e coordenadora do Pauta Gênero.

O monitoramento acontece desde 1995 e é realizado de cinco em cinco anos. A observação ocorre em diversos veículos de comunicação, como jornais impressos, programas de rádio, telejornais e portais de notícias. Em 2020 é a primeira vez que perfis jornalísticos no Twitter serão analisados.

A equipe brasileira é composta por mais de 60 integrantes, espalhados pelas cinco regiões do país. O Pauta Gênero ficou responsável de monitorar a edição impressa e o perfil do Twitter do jornal Folha de S. Paulo, como também o Jornal da Record.  No total, 23 veículos de comunicação são monitorados neste ano.

Sobre o Pauta Gênero

O Observatório de Comunicação e Desigualdade de Gênero é um projeto da Faculdade de Comunicação e Artes que tem como objetivo ser uma ferramenta de observação crítica dos meios e processos comunicativos para reflexão sobre as desigualdades de gênero da sociedade. A equipe é formada por docentes de Jornalismo, estudantes de graduação e de pós-graduação e egressos da UFMT.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet