Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

​OUTUBRO ROSA

Passeio ciclístico mostra importância da atividade física na prevenção e recuperação do câncer de mama

Passeio ciclístico mostra importância da atividade física na prevenção e recuperação do câncer de mama
Um passeio ciclístico entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães foi realizado neste sábado (3) em ato de conscientização ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. A equipe amadora de ciclismo de Mato Grosso, Complexx Cycling Team saiu às 05h e realizou paradas estratégicas na Salgadeira, no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), entre outros pontos, percorrendo um trajeto de 68 quilômetros.


Leia mais:
Campanha de vacinação contra poliomielite começa nesta segunda-feira em Cuiabá


Uma das patrocinadoras do evento, a Clínica Oncolog é parceira no passeio ciclístico. Além de ser responsável pelo novo uniforme de competição da equipe, a empresa doará garrafas de água alusivas ao mês de prevenção ao Câncer de Mama.

A Complexx Cycling Team, formada há mais de cinco anos, é composta  por 24 ciclistas que participam de competições estaduais, nacionais e Pan Americanas, levando o nome do esporte mato-grossense para toda a América. Os ciclistas da equipe treinam todos os dias.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) recomenda atividades físicas como caminhar ou ir de bicicleta ao trabalho para ajudar na prevenção ao câncer. Trinta minutos diários de exercícios já fazem a diferença. Estima-se que 12% das mortes de câncer de mama poderiam ser evitadas com hábitos saudáveis.

“A atividade física e uma alimentação balanceada equilibra os níveis de hormônios, ajuda na manutenção do peso corporal e, principalmente, fortalece as defesas do corpo”, explica o oncologista André Crepaldi.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é a campanha mundial de conscientização e prevenção ao câncer de mama, que acontece neste mês. A iniciativa é fundamental, já que somente no Brasil serão  66.280 novos casos da doença apenas em 2020, de acordo com o INCA. O número de mortes pela doença pode chegar a quase 18 mil mulheres e 190 homens, porque o câncer de mama também afeta o público masculino.

A campanha estimula, principalmente, as mulheres a buscarem unidades de saúde para fazerem exames preventivos, especialmente a mamografia. Durante todo o mês são realizadas inúmeras ações, como mutirões de atendimentos, atendimento em locais públicos, apresentações culturais, competições esportivas, entre outros eventos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet