Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

pela pandemia

IFMT decide que processo seletivo de 2021 será por sorteio; pais e alunos indignados

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

IFMT decide que processo seletivo de 2021 será por sorteio; pais e alunos indignados
O Conselho Superior do Instituto Federal de Mato Grosso decidiu, na última quarta-feira (7), que, exclusivamente para o semestre de 2021/1, o processo seletivo dos alunos será por meio de sorteio. Pais e alunos ficaram indignados e não concordaram com a medida.


Leia também:
IFMT promove evento online gratuito com participação de vencedor do Oscar

Segundo o IFMT, a decisão aconteceu “considerando a pandemia da Covid-19 que impõe medidas de prevenção e cuidado com a saúde de todos (as), sendo estudantes, candidatos (as), servidores (as) e familiares”. A seleção por sorteio seria para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e os cursos técnicos subsequentes. Já para os cursos superiores a forma de seleção será pela nota geral do Enem de anos anteriores (2015 a 2019) para 70% das vagas e por análise do histórico escolar do ensino médio para 30% das vagas.

“Segundo a Resolução nº 62/2020, em que consta a decisão, alguns Institutos Federais já utilizam o sorteio público para o ingresso em 2021/1, como o IFB, IFAC, IFSC e IFSul de Minas somente para o subsequente”, completa a instituição.

Em consequência, pais e alunos se manifestaram. O perfil União Estadual dos Estudantes (UEE/MT) publicou uma nota pedindo que o IFMT adie o processo seletivo. Para eles, a decisão de utilizar notas anteriores do enem para 70% das vagas e análise de histórico para 30% “prejudica todos os estudantes que estão neste momento cursando o 3 ano pois nenhum deles teve acesso aos seus resultados de ENEM mesmo que tenham o feito como trainee, e prejudica ainda mais aqueles estudantes oriundos de escola pública que nesse momento vivem a realidade de uma flexibilização remota cheia de problemas, e sequer é possível imaginar qual será o resultado dos processos avaliativos destes estudantes”.

Em relação ao sorteio, argumentaram que “o destino dos estudantes não pode ficar a mercê de algo tão aleatório quanto um sorteio. Por isso indicamos que a única postura razoável diante deste quadro é o adiamento do processo seletivo”.
 
Uma das mães dos alunos que sonham em cursar o ensino médio no IFMT, Luiza Silva, argumentou: “Tem outros pais que estão na mesma situação que a minha, que os filhos estão no 9o ano e iriam entrar no Ensino Médio. Entendo que esse ano foi muito difícil, foi atípico, porém entendo também que até o governo federal vai manter o Enem, apesar de ter prorrogado a prova. E eu penso que o Enem é um evento gigantesco, e vai ocorrer, porque a IF não faz a mesma coisa? Ninguém precisa fazer a prova agora em meio à pandemia, porém que joguem essa prova para janeiro, fevereiro, o que os alunos querem é prova”.
 
Segundo ela, diversos pais estão indignados com essa decisão. “Ninguém está falando que nossos filhos têm vaga garantida porque vão passar, mas tem que ser um processo limpo, de igual, para todos. Quem se preparou vai entrar. Meritocracia”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet