Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

decisão do governo

Deputados acionam PGE para que hospital de Rondonópolis não deixe de atender pacientes com Covid-19; governo garante manutenção

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Deputados acionam PGE para que hospital de Rondonópolis não deixe de atender pacientes com Covid-19; governo garante manutenção
Os deputados federais José Medeiros (PODE) e Nelson Barbudo (PSL) acionaram a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para impedir a decisão do governo do Estado de Mato Grosso de encerrar os atendimentos a pacientes com Covid-19 no Hospital Regional de Rondonópolis (HRR). A direção do hospital oficializou que a unidade de saúde passaria a não receber novos pacientes na última segunda-feira (19).


Leia também:
“MT seria um case de tragédia humanitária se não fosse Cuiabá”, diz Emanuel Pinheiro

O documento foi endereçado nominalmente ao procurador Francisco de Assis da Silva Lopes. Nele, Medeiros ressalta que o “Hospital Regional é a única unidade de saúde referência na Região Sul de Mato Grosso no tratamento do Covid, abarcando o atendimento a vinte municípios, o que representa aproximadamente 600 mil pessoas”.

O parlamentar ainda salienta que a população mato-grossense tem sofrido bastante com a má gestão do Governo do Estado, principalmente na área da saúde. “É um absurdo o descaso do governador Mauro Mendes (DEM) com as pessoas que precisam de atendimento público de saúde. Não podemos aceitar o encerramento das atividades do hospital no combate à pandemia, que já tirou a vida de 320 pessoas só em Rondonópolis e se aproxima de 3.800 em todo o estado. O vírus vem perdendo força, mas pandemia ainda não acabou. Pessoas continuam morrendo e o governo quer encerrar o tratamento de pessoas no Hospital Regional”, lamenta o deputado.

Medeiros ainda lembra dos recursos que o Governo Federal enviou para gestão Mauro Mendes combater o Covid e do esforço da bancada federal de Mato Grosso para ajudar o estado enfrentar a pandemia. “Já vimos absurdos dos mais diversos protagonizados por essa gestão estadual em meio à pandemia, mas agora foi a gota d’água. O Governo do Estado recebeu um enorme volume de recursos do Governo Federal, com destacada intervenção da bancada, para garantir resguardo à população neste período tragicamente histórico. Eu não sei o que passa na cabeça da gestão estadual, mas creio que o povo concorde conosco que não há prioridade maior, até o momento, que salvar vidas. Esperamos que o bom senso prevaleça, é o mínimo que a região sul e sudeste do estado esperam”.

O comunicado de suspensão do atendimento do Covid no Hospital Regional de Rondonópolis foi assinado pela diretora geral do HRR, Kênia Lima de Gomes, e pela diretora técnica do Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT), Tamires Martins Figueiredo.

O Governo do Estado se manifestou sobre o assunto por nota:

Sobre as recentes informações quanto às UTIs exclusivas para o tratamento do coronavírus no Hospital Regional de Rondonópolis, o Governo de Mato Grosso esclarece que:

1 – A Secretaria de Estado de Saúde garante que os 30 leitos de UTI, que atualmente são custeados pelo Governo, serão mantidos em Rondonópolis, por ser referência para a Região Sul do Estado no atendimento à Covid-19.

2 – O que existe no momento é um estudo que analisa a possibilidade de transferência para outra unidade de saúde, localizada em Rondonópolis, dos 10 leitos de UTI exclusivos para a Covid-19 do Hospital Regional, para que seja possível viabilizar o reinício das cirurgias eletivas na Região Sul de Mato Grosso. Qualquer informação diferente disso deve ser desconsiderada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet