Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

fora de época

Com dengue alastrada, Sinop reforça e aplica o fumacê

02 Set 2009 - 11:56

De Sinop, Alexandre Alves, Especial para o Olhar Direto

Foto: Reprodução

Com dengue alastrada, Sinop reforça e aplica o fumacê
O alto índice de casos de dengue forçou a Secretaria de Saúde de Sinop, a colocar em prática a “operação Fumacê”, que vai combater o mosquito transmissor, Aedes Aegypti. Sete carros já estão percorrendo a cidade e vão aplicar o inseticida deltametrina em todos os bairros, dividido em cinco ciclos de três dias.


 Segundo o secretário de Saúde, Maurício Estrada, “é importante que as pessoas mantenham portas e janelas das casas abertas durante a passagem do fumacê. Não adianta passar o produto se ele não penetrar no interior das residências”.

De acordo com o secretário, ao mesmo tempo em que é aplicado o inseticida, a Secretaria da Cidade está efetuando mutirões de limpeza para desalojar os mosquitos e evitar mais focos. No entanto, o gestor diz que é necessário empenho de todos. “O inseticida mata o mosquito adulto e não a larva, por isso precisamos da colaboração da população para manter os cuidados em casa, limpar os quintais, não deixar água acumulada, limpar calhas, por exemplo”.

Além da aplicação do veneno, a Secretaria contratou mais 18 agentes para atuar no combate ao mosquito da dengue. O último ciclo do fumacê será entre 25 e 27 de setembro. Em Sinop foram registrados de janeiro a agosto, 1653 casos de dengue clássica, oito de dengue com complicações, sete de dengue hemorrágica e três óbitos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet