Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Mandados cumpridos

Estelionatários que aplicavam golpes pela OLX e WhatsApp são alvos de operação da polícia de SP

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Estelionatários que aplicavam golpes pela OLX e WhatsApp são alvos de operação da polícia de SP
Uma operação da Polícia Civil de São Paulo, com apoio da instituição de Mato Grosso, com objetivo de apurar a atuação de um grupo envolvido na aplicação de golpes cometidos por meio de site de compra e venda pela internet e em aplicativos de celulares, foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (22). No total, são cumpridos quatro mandados de busca e apreensão contra alvos que moram em Cuiabá.


Leia mais:
Rotam fecha “mini condomínio” usado como central de “golpes da OLX”; veja vídeos

A operação Camaleão, deflagrada pelo Setor Especializado no Combate à Corrupção, Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro (Seccold) da Seccional de Guaratinguetá (SP) constitui a fase externa de uma investigação de crimes de estelionato cometidos pelas plataformas OLX e WhatsApp.

Após instauração de inquérito policial e emprego de técnicas de investigação, foram colhidos indícios de autoria e materialidade que apontam a participação de ao menos quatro pessoas residentes em Cuiabá envolvidas no crime. 

No golpe aplicado em um vendedor e um comprador de veículos anunciante na plataforma OLX, ambos residentes em Guaratinguetá, o estelionatário conseguiu obter R$ 26 mil da vítima que pretendia adquirir o veículo.

Com base nas investigações, a Seccold representou ao Juízo de Guaratinguetá pelo sequestro do valor da pessoa titular da conta bancária destino da vantagem ilícita, bem como pelo deferimento dos  quatro mandados de busca e apreensão domiciliar em quatro endereços localizados em Cuiabá com objetivo de apreender aparelhos celulares e outros elementos que possam contribuir com as investigações.

O trabalho conta com apoio da Delegacia Especializada de Combate a Corrupção (Deccor), Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), Gerência de Operações Especiais (GOE) e Delegacia de Diamantino. 

'Mini-condomínio'

Uma equipe de Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam) desarticulou um “mini condomínio” utilizado como central de “golpes da OLX”, em Cuiabá, na manhã de segunda-feira (19). A ação foi possível após a abordagem de um homem e mulher, em um veículo Gol, que transportavam uma porção escondida de entorpecente.

Conforme mostram os vídeos abaixo, o local era bem estruturado, apesar de ainda estar em construção. Em uma das residências, além de cômodos que possivelmente seriam quartos, banheiros, sala e cozinha quando finalizados, o local também possui uma área de lazer com piscina para os criminosos.
 

Só foi possível localizar o “mini condomínio” devido a uma abordagem prévia de um casal, durante um patrulhamento pelo bairro João Bosco. 

Durante a vistoria, foi encontrado uma porção de entorpecente escondida nas vestes da mulher, que alegou ter sido obrigada a transportar a droga. Já o homem confessou ter uma quantidade maior de entorpecentes em sua residência, que ficava localizada no “mini condomínio”. Ambos foram encaminhados para uma delegacia de polícia.

Além da prisão e fechamento da central, também foram apreendidos R$ 1.571 em dinheiro, quatro aparelhos celulares, 35 chips, uma máquina de cartão, uma impressora de nota, três carteiras de identidade, dois rolos de papel film e meio quilo de maconha. O caso será investigado pela Polícia Judiciária Civil (PJC).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet