Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

NOVAS REGRAS

Prefeitura restringe cultos e missas no feriado de Finados e flexibiliza comércio em Várzea Grande

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Prefeitura restringe cultos e missas no feriado de Finados e flexibiliza comércio em Várzea Grande
A prefeita Lucimar Sacre de Campos editou um novo decreto em que flexibiliza as atividades comerciais não essenciais como varejistas, atacadistas e lojistas, até mesmo nos Shopping Centers. Já quanto ao funcionamento de cemitérios durante as o feriado de Finados, em 2 de novembro, foram reforçadas as medidas de combate à Covid-19 e a restrição de cultos e missas.


Leia mais:
Decreto altera funcionamento do comércio, distribuidoras e toque de recolher em Cuiabá

O decreto 73/2020, o de nº 41, nos parágrafos 5º e 6ª do artigo 13. sendo assim, agora os shopping centers  poderão retornar suas atividades, como forma de restabelecimento das atividades econômicas, com atendimento em 70% de sua capacidade, com horário de atendimento ao público das 10h às 22h, obedecendo as medidas de prevenção e combate à disseminação coronavírus, incluindo, métodos para evitar a circulação de pessoas que pertencem ao grupo de risco, conforme definido pelo Ministério da Saúde.

Fica permitido que os serviços e atividades não essenciais privadas, varejistas e atacadistas, poderão retomar suas atividades, como forma de restabelecimento das atividades econômicas, com 70% da capacidade máxima de lotação, inclusive a utilização de provadores de roupa, com horário de atendimento ao público das 08h às 18h, ou, conforme alvará de funcionamento, obedecendo as medidas de prevenção.

FINADOS

Na segunda-feira, dia 02 de novembro, funcionários das secretarias estarão de plantão na entrada dos cemitérios com kits de higiene e orientações à população coordenando acessos distintos de entrada e saída das pessoas nos cemitérios.

Não será permitida a realização de celebrações litúrgicas coletivas nos cemitérios, alusivas ao Dia de Finados, apenas a visitação e a queima de velas no cruzeiro. "As missas e cultos devem ocorrer nas igrejas e templos religiosos que já possuem regras definidas em decreto para funcionamento", informou o presidente do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19) de Várzea Grande e secretário de Saúde, Diógenes Marcondes.

O comércio de ambulantes, a exemplo da venda de flores, velas e alimentos, também foi normatizado e devem manter o distanciamento de, pelo menos 1,5 metros, entre uma banca e outra, disponibilizar álcool em gel para uso próprio e para o uso dos clientes, e, priorizar métodos eletrônicos de pagamento, mantendo higienização frequente das máquinas.
 
"Todos devem seguir as normas de higiene, para isso contaremos com a equipe de fiscais da secretaria e também da Guarda Municipal", lembrou Breno Gomes.

Diógenes Marcondes lembrou também das medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que causa a dengue. "As pessoas precisam estar atentas para a utilização de vasos ou recipientes com furos que permitam a vazão da água, mesmo que as flores sejam artificiais; devem manter o nível de areia até a borda para evitar o acúmulo de água", recomendou.

Recomenda-se também a não circulação de idosos, crianças menores de 12 anos e demais pessoas que integrem grupos de risco para a Covid-19 nos cemitérios, nos dias com previsão de maior visitação.

"Em média, o Dia de Finados leva aos cemitérios de Várzea Grande pelo menos 50 mil visitantes. Esperamos que esse número seja menor este ano, devido à pandemia. Os cemitérios de maior visitação são do centro da cidade e dos bairros Primavera e Souza Lima, onde termos guarnições fixas da Guarda Municipal para ajudar a organizar a entrada e saída e manter a ordem, evitando aglomerações", ressaltou o comandante da GM e secretário de Defesa Social, Evandro Homero Dias.

PREPARAÇÃO

A limpeza dos cemitérios urbanos e rurais de Várzea Grande já está ocorrendo. Equipes da secretaria municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana fazem serviços de capina, raspagem, pintura de meio fio, recolhimento de restos de velas e flores, pintura de muro, manutenção da iluminação pública e conserto de calçadas no entorno dos cemitérios.

Várzea Grande possui um cemitério particular "Recanto da Paz" no bairro Jardim dos Estados, que também deve seguir as recomendações e orientações do Comitê, e, 13 cemitérios públicos: o Cemitério Recanto da Saudade (Jardim Primavera), Cemitério da Guarita (Guarita), Cemitério Costa Verde, Cemitério São Francisco de Assis (Região Central), Cemitério Cristo Rei, Cemitério Capela do Piçarrão, Cemitério Limpo Grande, Cemitério Pai André, Cemitério Parque do Lago, Cemitério Praia Grande, Cemitério Souza Lima, Cemitério do Capão Grande e Cemitério Passagem da Conceição.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet