Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

Debate

Gisela cita ciclo da violência contra a mulher e Abílio diz que vai "copiar" propostas da adversária

Foto: Assessoria

Gisela cita ciclo da violência contra a mulher e Abílio diz que vai
O debate entre a advogada Gisela Simona (PROS) e o vereador Abílio Junior (PODE), ambos candidatos à Prefeitura de Cuiabá, começou em clima de troca de farpas no último domingo (25). Abílio chegou a fazer um pedido de desculpas pelo que tinha dito na TV Vila Real – de que Gisela era uma ótima candidata mesmo sendo mulher – mas quando a candidata citou o ciclo da violência contra a mulher, ele a acusou de oportunismo e vitimismo. Em um determinado momento, o vereador chegou a dizer que adotaria as propostas feitas por Gisela. 


Leia também:
Combate à corrupção e críticas ao enfrentamento da Covid-19 são destaques em debate entre Abílio e Gisela; Veja

O debate começou por volta das 15h30 em um hotel da capital. Ele aconteceu após Abílio ‘desafiar’ Gisela a falar sobre políticas para as mulheres. Ela aceitou, mas desde que conversassem sobre temas diversos para a capital. Em sua primeira fala, Gisela relembro o fato.

“Nós tivemos no último dia 15/10 o primeiro debate dessa campanha eleitoral municipal de 2020, junto à TV Vila Real. Naquela oportunidade nós sofremos um ataque machista, fizemos um pedido de direito de resposta que não aconteceu, posteriormente a isso, na sua defesa, o candidato Abílio fez um desafio para que nós pudéssemos falar, conversar sobre políticas públicas para mulheres. Esse desafio eu aceitei, coloquei sim algumas condições, para que nós pudéssemos sim, falar da mulher, mas falar de toda Cuiabá, afinal de contas nós iremos administrar essa cidade não só para mulheres, mas para todos os cuiabanos”, afirmou.

Abílio iniciou sua resposta agradecendo Gisela por ter aceitado o desafio, e explicando o que teria acontecido no dia do debate anterior. “Realmente no último debate, em momento de tensão, nervosismo, aquela correria toda, pergunta em trinta segundos, responde um minuto, a gente não conseguia completar nosso raciocínio, e acabou algumas palavras sendo trocadas, algumas palavras sendo mal colocadas, e chegando a ofender algumas pessoas pela forma que foi colocado, que não representava aquilo que eu queria dizer”. Depois disso, o candidato pediu desculpas à Gisela.

“Vale apenas o registro de que acredito que não sou eu que deva dar desculpas ou não. Na verdade, da minha parte é muito particular, e isso faz parte da nossa vida pessoal”, respondeu a candidata. “Mas mais do que isso, nós temos aí o ciclo de violência que começa com agressão, vem o pedido de desculpas e esse ciclo não encerra. Infelizmente em menos de quinze dias você ofendeu publicamente duas mulheres diretamente, e várias outras. Foi a suplente vereadora Zamproni, e logo depois a minha pessoa no debate, e isso de fato ofende muitas mulheres. É algo que precisa você mostrar sua conduta, mostrar como cidadão que isso não faz parte de você. Porque hoje nós temos uma repetição dessa mentalidade machista e que deve acabar sim, até para que as pessoas possam ter segurança de ter um gestor com esse tipo de comportamento ou não”, completou.

Abílio, então, rebateu: “Eu já esperava que toda essa circunstância, todo esse constrangimento fosse vir à tona, mas não esperava que poderia ser oportunismo para você continuar com vitimismo numa situação como essa. São duas coisas distantes”, afirmou. Abílio ainda disse que a indignação de Gisela e Zamproni era seletiva, pois não tinham se pronunciado no caso da violência sexual denunciada no HMC. “O vitimismo faz isso, pega uma oportunidade, faz uma narrativa e constrói um debate em cima dessa narrativa. Mas olha, o convite que eu te fiz hoje não foi para debater vitimismo, nem nada disso. Foi para debater ideias para Cuiabá. Se quiser continuar nesse tema, não tem problema nenhum”, disparou.

Propostas

O debate seguiu com perguntas e respostas sobre diversos assuntos, até que surgiu novamente o tema de ‘Políticas para Mulheres’. Na ocasião, Abílio afirmou que não tinha competência para falar sobre o tema, e convidou Gisela a participar de sua gestão, caso ele seja eleito. “ Inclusive quero até te fazer um convite, Gisela, que você, que tem todo esse conhecimento, se e chegar à Prefeitura de Cuiabá uma das pessoas que eu quero ouvir e copiar algumas das suas ideias é você mesmo. Copiar suas ideias, para colocar lá no nosso plano de governo, executar políticas para mulheres com toda experiência e know how que você tem. Eu acredito que você e outras mulheres que conhecem muito mais do que eu, que sou homem, poderão construir uma ideia muito melhor para Cuiabá”, disse.

Gisela respondeu que caso ela seja a prefeita, não poderá fazer o mesmo convite. Ela também apresentou diversas propostas, como mais orçamento para a Secretaria da Mulher, com objetivo de criar políticas públicas emancipadoras; incluir as mulheres no ‘Emprega Mais’, para que sejam qualificadas para o mercado de trabalho, abrir linhas de crédito para microempeendedoras, criar o Hospital da Mulher e acolher vítimas de violência doméstica, também com política de enfrentamento.

Abílio, então, respondeu: “Nós vamos colocar no nosso plano de governo, e vamos fazer tudo isso que você está propondo. São excelentes as ideias. A gente tem algumas outras áreas para colocar junto a isso daí, como as questões de auxílio à mulher na defesa pessoal, que temos conversado com a Polícia Militar também, um apoio muito importante para a gente conseguir fazer essa parceria, temos visto também auxílio moradia para aquelas mulheres vítimas de violência, fazer uma parceria com a delegacia da mulher para aumentar o enfrentamento da violência contra a mulher, mas as suas ideias são excelentes e até peço... [chama a assessora]: anota pra gente, vamos colocar as ideias dela no nosso plano de governo, e vamos conversar com a Gisela depois do debate pra gente ver como a gente pode aperfeiçoar isso também”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet