Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

baixa ocupação

Estado remaneja 30 leitos de UTI Covid-19 e desliga 10 e Santa Casa volta a realizar cirurgias eletivas

Foto: Christiano Antonucci | Secom-MT

Estado remaneja 30 leitos de UTI Covid-19 e desliga 10 e Santa Casa volta a realizar cirurgias eletivas
Trinta leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para atendimento a pacientes com o novo cornavírus (Covid-19) do Hospital Estadual Santa Casa serão remanejados para o Hospital Metropolitano, e dez de UTI pediátrica foram desligados nesta quarta-feira (29). Com isso, a Santa Casa será uma das primeiras unidades de saúde de Mato Grosso a retomar as cirurgias eletivas.


Leia também:
Ludio diz que governo de MT tem recurso para compra de vacina, mas não a vê como prioridade

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a decisão se deve à baixa taxa de ocupação. “A taxa de ocupação na Baixada Cuiabana, seja em Terapia Intensiva ou em enfermaria, atualmente é baixa, fato que nos permite voltar com as cirurgias eletivas. Isso é viável caso a gente consiga desbloquear os leitos específicos de coronavírus do Hospital Estadual Santa Casa. Desta forma, o Hospital Metropolitano seguirá como a principal referência no tratamento da Covid-19 na região da Baixada”, explicou o secretário Gilberto Figueiredo.

Mesmo com a transferência dos leitos, o Hospital Estadual Santa Casa conta com 20 UTIs exclusivas para pacientes com a Covid-19. De acordo com as equipes técnicas da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), a atualização já constará no boletim desta quinta-feira (29.10).

Além do remanejamento de leitos, houve o desligamento de 10 leitos pediátricos de UTI no Hospital Estadual Santa Casa, devido à baixa ocupação. O Pronto Socorro de Cuiabá, que oferta 15 leitos desta modalidade, seguirá como referência para o tratamento de crianças com a Covid-19. 

O Hospital Estadual Santa Casa registrou uma ocupação de 26% na última quarta-feira (28.10). De 50 leitos adultos de UTI, somente 13 estavam ocupados. Atualmente, a unidade opera com 20 leitos de Terapia Intensiva referenciados para o tratamento da Covid-19. 

A taxa de ocupação registrada em leitos pediátricos foi de 12% na última quarta-feira. De 25 leitos de UTI disponíveis, somente 3 estavam ocupados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet