Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Disputa acirrada

Kalil e Emanuelzinho lideram nova pesquisa em diferentes cenários em VG; entenda

Foto: Reprodução

Kalil e Emanuelzinho lideram nova pesquisa em diferentes cenários em VG; entenda
A disputa pela Prefeitura de Várzea Grande segue acirrada, e o resultado do próximo domingo ainda é uma incógnita. Isso foi o que mostrou a mais recente pesquisa do Olhar Dados, em que o candidato Kalil Baracat (MDB) está na dianteira na pesquisa espontânea, enquanto seu adversário, Emanuelzinho (PTB), tem maior porcentagem na estimulada. Os outros candidatos aparecem bem atrás na corrida eleitoral.


Leia também:
Nova rodada de pesquisa do instituto Olhar Dados mostra empate técnico entre Emanuelzinho e Kalil

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 9 de novembro, e a margem de erro é de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos. Como a diferença entre os candidatos é pequena, no cenário espontâneo eles aparecem em empate técnico. Veja:



Na pesquisa espontânea, em que é perguntado ao eleitor em quem ele votaria se a eleição fosse hoje – sem apresentar os nomes – 45,8% dos participantes da pesquisa disseram que não sabiam, ou não responderam. Logo depois, aparece Kalil, com 19,3% das intenções de voto, seguido de Emanuelzinho (MDB), com 18% das intenções de voto. Flávio Frical (PSB) tem 15,3%, Miltão (PSOL) tem 0,8%, e até a atual prefeita Lucimar Campos (DEM), que não é candidata - já que está em seu segundo mandato -apareceu com 0,5% das intenções de voto, mesmo percentua dos que disseram que não votariam em ninguém, ou que votariam em branco ou nulo. 

Já na pesquisa estimulada, em que os nomes são apresentados aos eleitores, Emanuelzinho lidera com 33% das intenções, seguido de Kalil Baracat (MDB), com 27,8% Flávio Frical (PSB) tem 20,5%, e Miltão (PSOL), 1,8%. Neste cenário, 14,5% disseram que não sabiam em quem votariam, ou não responderam, e 2,5% disseram que não votariam em ninguém, ou votariam em branco ou nulo.



Também foi perguntado aos eleitores em quem eles não votariam, e com isso foi medida a rejeição de cada candidato. Kalil (MDB) lidera a rejeição, com 19,8%, mas o número é empatado tecnicamente com Emanuelzinho (PTB), que tem 19% de rejeição. Frical (PSB) tem 11%, e Miltão (PSOL), 9%. Dentre os eleitores, 39,3% disse que não sabia, ou não respondeu, e 2% afirmaram que poderiam votar em qualquer um (não rejeitavam ninguém).



A pesquisa
 

O levantamento Olhar Dados é produzido e publicado com exclusividade pelo portal Olhar Direto. Neste levantamento o instituto realizou 400 entrevistas entre os dias 7 e 9 de novembro para captar a percepção geral da população de Várzea Grande a respeito do cenário eleitoral de 2020. A pesquisa é quantitativa com técnica survey de opinião.
 
O levantamento está registrado junto à Justiça Eleitoral sob a inscrição MT-06547/2020. A margem de erro é 5,0 pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados das tabelas foram arredondados pelo programa para totalizarem 100%.

A pesquisa anterior foi realizada entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro  (veja aqui).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!