Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

eleições 2020

Mudança no sistema do TSE para reduzir custos causou ‘atraso’ na apuração

Foto: Reprodução

Mudança no sistema do TSE para reduzir custos causou ‘atraso’ na apuração
Uma mudança no sistema de apuração no Tribunal Superior Eleitora (TSE), que buscava reduzir os custos, causou a demora na divulgação da apuração. Pelo menos 1h40 após o fechamento das urnas em Mato Grosso, ainda não havia informações sobre nenhuma zona ou seção eleitora apurada.


Leia também:
Veja a lista de todos os prefeitos eleitos em Mato Grosso e situação de cada município

Segundo o Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Luis Cézar Darienzo, a mudança aconteceu porque, a partir de 2020, a apuração dos votos passou a ser centralizada. “O que acontece é que até a eleição passada, em 2018, nós tínhamos uma transmissão descentralizada no país. Então os votos eram encaminhados para Mato Grosso, nós somávamos aqui e levava para o TSE apenas para divulgação. A partir de 2020 nós mudamos esse formato de totalização, então os votos só passam aqui em nível de conectividade, e são entregues direto no TSE, então é feita a somatória do TSE”, explicou.

Segundo Luis Cézar, os outros estados começaram a apuração antes, por causa do fuso horário. No entanto, quando os estados do fuso -4 (o que inclui Mato Grosso) entraram na apuração, houve aumento da carga de processamento. “Com isso o que foi decidido, que nós parássemos de totalizar, o país todo, essa demora está no país todo, para que nós pudéssemos receber os boletins que é o mais importante”.

O secretário explicou que a prioridade, agora, é aguardar a chegada dos boletins, principalmente de locais ermos. “Nós vamos receber primeiro esses boletins, do país todo, e quando começar a ter uma sobra, um espaço, nós começaremos a totalizar novamente e os resultados começam a aparecer em nível nacional”, afirmou. A previsão era de que a apuração começasse a ser divulgada por volta das 19h.

Luis Cézar afirmou que este problema estaria dentro da análise de risco da solução. “Toda vez que nós trazemos uma solução para a eleição nós temos uma análise de risco. Esse risco sempre existiu, o problema é que nós não conseguimos, em simulados, repetir o que acontece na realidade”, lamentou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet