Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

FRENTE FAVELA BRASIL

Militante acredita que governo falhou em inaugurar nova ala do PCE no Dia da Consciência Negra

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Militante acredita que governo falhou em inaugurar nova ala do PCE no Dia da Consciência Negra
O militante e coordenador Frente Favela Brasil, Anderson Barbalho, de 36 anos, acredita que o Governo de Mato Grosso falhou em escolher inaugurar a nova ala da Penitenciária Central do Estado, localizada em Cuiabá, justamente no Dia da Consciência Negra, comemorado nesta sexta-feira (20). Durante o evento de inauguração, estarão presentes autoridades do Estado e o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça.


Leia mais:
Ponto facultativo em 15% dos municípios brasileiros, feriado do Dia Da Consciência Negra acontece nesta sexta em todo o estado

“Se a gente demorou para ter um dia de conscientização, luta e direito de igualdade, que é o Dia da Consciência Negra, eu acho que foi uma falha do governo fazer essa inauguração da ampliação do raio seis a Penitenciária Central, já nesse dia. O próprio Governo não fez qualquer programação voltada para essa pauta”, pontua ao Olhar Direto

Para Anderson, a escolha da data é um reflexo do racismo estrutural iniciado com o descobrimento do Brasil. “A gente sabe que a comunidade negra sofre desde o descobrimento do Brasil devido ao racismo estrutural. Temos os moradores da periferia, a maior parte são afrodescendentes. Até mesmo quem está dentro dos presídios hoje, nós temos um número bem superior aos outros. Essa parte do racismo estrutural vem dando reflexos até nos dias atuais”.

O ativista confessa não saber como a escolha da data foi feita, mas acredita que poderia ser evitado. Membro do Frente Favela, ele afirmou que o coletivo junto dos demais irão se posicionar por meio de uma carta, que deve ser divulgada ainda nesta sexta-feira. A carta tem como intuito justamente pontuar a falha na escolha da data.

O Olhar Direto entrou em contato com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) para se manifestar sobre o assunto. Segundo a pasta, a data escolhida para a inauguração não possui relação com o feriado e foi determinada devido a agenda do ministro da Justiça e Segurança Pública, que só estava disponível para esta sexta-feira para poder participar do evento.

Frente Favela Brasil

O Frente Favela Brasil é um partido político que tem como principal mote dar voz aos moradores da periferia e afrodescentes. O partido formou, junto da Nova Frente Negra Brasileira e Rede Quilombação, a Bancada Preta, criada com o objetivo de eleger pessoas negras para a legislatura 2021-2024 em diversas municípios brasileiros.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet