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asfalto que chega

Pavimentação de três rodovias estaduais avança no Nortão de MT

Estradas estaduais da região voltam a receber asfalto, dando ânimo dos habitantes e melhorando a qualidade de vida da população. Produtores, prefeituras e Fethab custeiam as obras

03 Set 2009 - 08:40

De Sinop - Alexandre Alves - Especial para o Olhar Direto

Os usuários de rodovias estaduais ainda não asfaltadas na região poderão, em breve, usufruir dos benefícios da pavimentação. Isso porque até o final do ano, algumas já estarão com todo o trecho sob o “chão preto”. As MT’s estão sendo construídas na modalidade parceria entre produtores e o Estado, que disponibiliza recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).


É o caso da rodovia André Maggi, a MT-423, que liga Sinop a Cláudia. Dos 80 quilômetros entre o trevo de acesso na BR-163 e a avenida Marechal Cândido Rondon, na entrada da cidade, 30 km foi asfaltado em 2005, partindo de Sinop. Outros 15 km foram feitos ano passado, no sentido contrário. Agora, os produtores de Cláudia querem “emendar” os dois pedaços.

A previsão é de que a metade dos 35 quilômetros que faltam para ligar as duas pontas seja feita neste ano. No entanto, a vontade dos membros da Associação dos Beneficiários da Rodovia André Maggi é fazer o máximo que puderam até o final de 2009. O investimento para a pavimentação dos 80 km será de R$ 24 milhões. O município passa por transição na base econômica, mudando o pilar da economia do extrativismo florestal para a produção agrícola e a rodovia é a principal via de transporte da produção de grãos.

O município vizinho de Cláudia, União do Sul (160 km de Sinop), começou a pavimentação neste ano. As conversações para fazer a obra duraram três anos. O projeto do asfalto encurtará o caminho em até 20%, por um novo trajeto. Dos 80 km entre Cláudia e União, 60 km ficam em território união sulista. Passando a ponte do rio Tartaruga, a estrada muda de caminho e pelo novo trajeto terá 45 km, em vez dos 60. Com isso, a pavimentação ficará cerca de R$ 6 milhões mais em conta, já que o preço do quilômetro aproxima-se dos R$ 400 mil. Neste ano, a associação pretende pavimentar 15 km, partindo de União do Sul. O custo total dos 45 km será de R$ 19,5 milhões.

Entre Vera (80 km de Sinop) e Feliz Natal, as obras nos 43 km entre as duas cidades começaram há poucos dias, partindo de Feliz Natal. Outra estrada que poderá receber mais asfalto é a rodovia dos Pioneiros, que liga Sinop a Ipiranga do Norte. A Associação dos Beneficiários da Rodovia dos Pioneiros protocolou junto ao governo do Estado a intenção de pavimentar mais 9,5 km. Dos 68 quilômetros, cerca de 30 estão feitos.

Outro município que poderá ter mais pavimentação em rodovia estadual é Santa Carmem. A MT-140 está pavimentada desde o trevo de Sinop, passa por Carmem e vai município à dentro, aproximando-se da ponte do rio Tartaruga, que também passa por território carmense. A partir daí, o trecho ainda é de chão e os produtores querem pavimentá-lo, já que após o rio têm muitas fazendas produtoras de soja e o transporte dos grãos fica prejudicado no período chuvoso.
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