Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Resolução do Contran

Por pandemia, CNHs vencidas ganham mais um ano de validade; saiba detalhes

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Por pandemia, CNHs vencidas ganham mais um ano de validade; saiba detalhes
A resolução n° 805 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada no Diário Oficial da União que circulou terça-feira (24), restabelece os prazos para a renovação do documento vencido ao longo do ano de 2020. A partir da próxima terça-feira (1), os motoristas que estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida devem ficar atentos quanto aos prazos para a regularização do documento. 


Leia mais:
Embriagado, motorista perde o controle e cai com caminhonete dentro de rio

A nova resolução revogou a resolução n° 782 de 2020, que determinava a suspensão e interrupção de alguns prazos relacionados a habilitação e veículos. Portanto, as CNHs que estava com a validade indeterminada em razão da pandemia do novo coronavírus deverão ser regularizadas.

Pela resolução, os documentos de habilitação vencidos em 2020 ganharam mais 01 ano de validade. Por exemplo: habilitações que venceram de 1° a 31 de março de 2020 deverão ser renovadas até o dia 31 de março de 2021.

A medida inclui também a Permissão Para Dirigir (PPD), documento provisório utilizado no primeiro ano de habilitação do condutor. Para fins de fiscalização, qualquer documento de habilitação vencido em 2020 deve ser aceito até o último dia do mês correspondente em 2021.

Como renovar

A renovação da CNH pode ser feita de forma presencial, com agendamento prévio no site do Detran (www.detran.mt.gov.br), ou através do aplicativo MT Cidadão, que pode ser baixado em aparelhos com sistema Android e IOS.

Abrindo o processo de renovação pelo aplicativo, o motorista precisa se deslocar apenas para realizar o exame médico. A CNH pode ser enviada via Correios, caso solicitada no aplicativo.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!