Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Arcebispo emérito

Dom Bonifácio será sepultado em cripta no subsolo da Catedral; missas seguem durante o domingo

29 Nov 2020 - 10:27

Da Redação - Arthur Santos da Silva/ Isabela Mercuri

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Dom Bonifácio será sepultado em cripta no subsolo da Catedral; missas seguem durante o domingo
Arcebispo emérito de Cuiabá, Dom Bonifácio Piccinini será sepultado no subsolo da Catedral Metropolitana Basílica Bom Jesus de Cuiabá. Falecido no sábado (28), ele se juntará a figuras como Dom Francisco de Aquino Corrêa, Dom Orlando Chaves, Dom Luiz de Castro Pereira, Dom Carlos Luiz D’Amaur, Dom José Antonio dos Reis e o Frei José Maria de Macerata.

 
Leia também 
Mendes decreta luto de três dias pelo falecimento de Bonifácio Piccinini; saiba sobre o velório


O padre Deusdédit Monge de Almeida falou ao Olhar Direto sobre a importância do religioso. “Dom Bonifácio representa muito para nossa igreja. É um grande timoneiro, um grande líder espiritual, um homem que soube agregar, de comunhão, de muita clareza, de muita segurança doutrinal também. Muito simples na vida, muito forte nele o espírito de paternidade. Ele era um pai para o povo de Deus. Uma pessoa muito humana”.


Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto 

O arcebispo tinha 91 anos e estava internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI), no Hospital Estadual Santa Casa. Ele foi internado no dia 23, após uma oscilação da pressão. Segundo Deusdédit Monge, Dom Bonifácio também contribuiu para a expansão física da Igreja. “Ele deixou muito legado também na obra estrutural, nas construções físicas. Ele tinha um tino administrativo”.


Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto
 
“A tradição da Igreja é que o bispo seja sepultado na catedral. A catedral é a igreja do bispo. Ele prega aqui, ele vive aqui e ele morre aqui”, explicou Deusdédit Monge. No velório na Catedral Metropolitana de Cuiabá serão realizadas missas a cada 2h a partir das 7h. Seguem os horários: 7h, 9h, 11h, 13h, 15h e 17h.
 
O governador Mauro Mendes (DEM) lamentou o falecimento e decretou luto de três dias em homenagem a todo o trabalho realizado ao longo de 45 anos. O prefeito de Cuiabá e candidato à reeleição, Emanuel Pinheiro (MDB), também lamentou o falecimento.

Localizada em frente à Praça da República, no Centro de Cuiabá, a Catedral Metropolitana Basílica Bom Jesus de Cuiabá foi fundada em 1722.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet