Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

REGULARIZAÇÃO

Reunião com policiais penais é desmarcada e deputado viabiliza encontro com Botelho

Foto: Reprodução

Reunião com policiais penais é desmarcada e deputado viabiliza encontro com Botelho
Membros do Sindicato dos Policiais Penais de Mato Grosso, acompanhados do deputado João Batista (Pros), não foram recebidos pelo secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho na manhã desta quinta-feira (2). No entanto, eles  tiveram uma pauta propositiva com o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa, logo em seguida. 


Leia também:
Policiais penais entram em segundo dia de manifestação para pedir aprovação de PEC

A primeira agenda da Casa Civil, conforme fontes da reportagem, foi desmarcada porque o secretário e porta voz do governo de Mato Grosso, Mauro Carvalho, ainda estava chateado com o protesto feitos nas imediações do Palácio e da Assembleia, na manhã de quarta-feira (2), o que impediu que funcionários do estado chegassem no horário. 

Por conta disso, ele preferiu não receber a categoria, que luta pela regularização da PEC-05/2020 que regulariza a função do Policial Penal em Mato Grosso. A pauta é de autoria do deputado João Batista e ainda não foi votada em plenário. 

Os servidores fecharam as ruas do Centro Político e cobraram aprovação da peça, que regulariza questões salariais e normas da carreira dos agentes. Com a negativa da primeira agenda, os membros do Sindicato foram até a Assembleia Legislativa e lá foram recebidos pelo deputado Eduardo Botelho. Na fala inicial, Botelho deixou claro que também não gostou da manifestação, porém está pronto para negociar com os deputados a aprovação da PEC e também com o governo a situação salarial e de toda categoria. 

À imprensa, o presidente da ALMT afirmou que irá fazer a mediação com o Governo. "Nós vamos retomar, tentar uma conversa com o Governo para nós retomarmos o diálogo, retomarmos as conversas, negociações, e é isso que vamos fazer. Voltar a pacificar e dialogar, e achar um caminho para atendê-los, para melhorar, e eles têm o apoio da Assembleia Legislativa para que nós possamos aprovar num futuro bem rápido a PEC que cria a Polícia Penal, que já existe em vários estados, eu acredito que é um direito deles, e nós começarmos a estudar junto ao governo, eles vão abrir esse diálogo, para ver o que pode ser feito pela categoria. O governo já está aberto para isso. Já liguei, já falei com o secretário, na próxima semana é bem provável que a gente consiga uma agenda para começar essa discussão".

A presidente do Sindispen, Jacira Maria da Costa, ficou satisfeita com a reunião, mas afirmou que, como o secretário não recebeu a categoria, os protestos continuam. "O deputado sempre muito gentil atendendo às solicitações do deputado do sistema penitenciário, nos deixou tranquilos quanto à questão da PEC. Porque nós tínhamos um ofício do secretário, mas o presidente Botelho nos deixou muito claro de que [é] a Casa quem vai aprovar essa segunda etapa, que é o segundo turno da PEC, e saímos daqui contentes e já vamos levar para a nossa categoria que este avanço já iniciou", disse.

João Batista disse que, apesar da negativa do Palácio Paiaguás em receber a categoria, o trabalho dentro do parlamento continua para viabilizar a aprovação da Emenda Constitucional. "Nós estamos tratando aqui com o presidente de um poder, e o deputado Eduardo Botelho sempre foi muito solícito com todas as categorias. Ele tem um carinho especial com a Polícia Penal do Estado de Mato Grosso, atendeu muito bem aqui essa comissão, e tenho certeza que vai começar a andar essa negociação", afirmou o deputado. Segundo João, se houver consenso, a PEC já pode ser votada na próxima semana.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet