Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

projeto de lei

Desempregado poderá ter passe livre em Cuiabá

Foto: Reprodução

Desempregado poderá ter passe livre em Cuiabá
Os trabalhadores desempregados poderão ter passe livre no sistema de transportes coletivo de Cuiabá. É que o vereador Ivan evangelista (PPS) apresentou na Câmara de Vereadores um projeto de lei que prevê a concessão de passagens de ônibus gratuitas a todos os trabalhadores que comprovem a condição de desempregado, nos termos da legislação trabalhista em vigor.


Ele justifica a apresentação do projeto dizendo que a maioria das pessoas desempregadas geralmente não tem dinheiro nem mesmo para pagar a passagem do ônibus.

"Grande parte dos desempregados geralmente não tem dinheiro, nem mesmo para pagar a passagem de ônibus. Muitos moram longe da empresa onde poderiam ir, na expectativa de conseguir o trabalho desejado”, assinala Ivan.

O projeto estabelece que o benefício não seja repassado para efeito de cálculo tarifário e o “passe do desempregado” terá validade de 90 (noventa) dias, a partir da data de rescisão contratual. O vereador socialista acredita que o fornecimento do passe livre causará pouco efeito nas empresas concessionárias que operam no sistema de transportes coletivo de Cuiabá.

“Mas para quem está sem emprego, o benefício será de grande valor social”, justifica Evangelista. Segundo ele, caberá a Prefeitura a emissão dos “passes do desempregados” e a devida fiscalização sobre se estão sendo efetivamente utilizados para procurar emprego.

O projeto deverá ser analisado pelas comissões especiais da Câmara, antes de ser levado para votação em sessão plenária.

“Nada mais justo que seja garantido ao trabalhador, que está desempregado, o uso do FGTS e de sua indenização para arcar com outros compromissos imediatos, tais como aluguel, saúde e alimentação, utilizando o passe livre, inclusive, para procurar um novo emprego”, conclui Ivan.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet