Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Procura baixa

Cuiabá vacinou 20% dos profissionais da Saúde mas ainda está longe de aceleração pretendida

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Cuiabá vacinou 20% dos profissionais da Saúde mas ainda está longe de aceleração pretendida
Após sete dias do início de sua campanha de vacinação, Cuiabá conseguiu imunizar apenas 20% dos seus profissionais de Saúde, somando um total de 4,6 mil pessoas, das 23 mil. Tal fato ainda está longe da aceleração pretendida, já que a estrutura da campanha tem capacidade para fazer mil atendimentos por dia. O total de lotes dos imunizantes CoronaVac e Covishield recebidos é suficiente para atender a 75,7% dos trabalhadores.


Leia mais:
Coordenadora de vigilância de Cuiabá diz que procura por vacinas está baixa: “isso está nos angustiando”
 
A Secretaria Municipal de Saúde (SM) estipula que mais de 23 mil profissionais estejam aptos a serem vacinados nesta primeira fase. Até quarta-feira (27), foram 4.691 pessoas imunizadas contra o novo coronavírus, um montante superior a 20% das pessoas alvo.
 
Até o momento, Cuiabá já recebeu três lotes de vacinas por meio do Governo Federal que totalizam 17.687 doses. Este montante servirá para imunizar cerca de 75,7% dos trabalhadores da saúde da rede pública e privada da cidade, inclusos no grupo 1 do plano nacional de imunização contra a Covid-19, definido pelo Ministério da Saúde.
 
No entanto, a coordenadora epidemiológica de Cuiabá, Valéria de Oliveira, informa que é imprescindível que todos compareçam ao local no horário de agendamento cadastrado, para que se evite aglomeração.
 
“Tudo depende que a pessoa chegue no seu horário agendado. Se atentem com horário, porque se chegarem aqui antes do horário vai ter que aguardar o seu horário para ser vacinado, não adianta vir mais cedo. Essa medida é necessária para evitar tumulto e aglomeração no Centro de Eventos”, ressalta.
 
Valéria disse que muitos destes trabalhadores não tem comparecido ao local indicado para serem vacinados. Ela ainda comentou que as pessoas que não forem ao Centro de Vacinação no dia agendado irão para o “final da fila”. “A procura não está muito grande, isso está nos angustiando, porque foi feita a prioridade da prioridade, que são para aqueles que estão no enfrentamento da Covid, e tem alguns profissionais que não estão vindo em busca”, lamentou.
 
A estrutura da campanha tem capacidade para fazer mil atendimentos por dia e segundo a coordenadora, o quantitativo de atendimento no local tem sido como esperado, sem intercorrências. A partir desta quinta-feira (28), Trabalhadores da saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais, mas que não estão prestando serviços direto de assistência à saúde das pessoas, começarão a ser vacinados.
 
“Abriu-se agora para os trabalhadores da saúde dos hospitais que recebem pacientes de covid. No primeiro momento estávamos vacinando somente quem estava atuando em UTI [Unidade de Terapia Intensiva], enfermaria e recepção de pacientes com o coronavírus. Deste modo, o cozinheiro, o pessoal da limpeza, pessoal que atende outras recepções, entre outros setores, começarão a serem vacinados, para fecharmos esta fase de imunizar todos os hospitais que atendem paciente de covid. É importante se atentar que não é para todas as categorias que abriu, este novo grupo que serão vacinados é para terminar de imunizar esses profissionais que trabalham em hospitais que não foram contemplados inicialmente. Quando terminarmos com esses hospitais que atendem a covid, aí sim seguiremos para os demais trabalhadores da saúde”, explica.
 
Como forma de comprovar o grupo prioritário, será exigida para vacinação uma declaração emitida pelo serviço de saúde que confirme o vínculo ativo do trabalhador, além da Carteira do Conselho de Classe, se houver. O atendimento no Centro de Eventos do Pantanal funciona das 7h às 22h.

Vale ressaltar que muitas cidades brasileiras já começaram também a vacinar idosos que fazem parte do grupo de risco. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet