Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Rede estadual

Alan Porto diz que alunos poderão tirar dúvidas presencialmente, mas não há previsão para aulas nas escolas

30 Jan 2021 - 08:10

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Foto: Olhar Direto

Alan Porto diz que alunos poderão tirar dúvidas presencialmente, mas não há previsão para aulas nas escolas
Apesar do apelo de alguns pais e recentes reaberturas na rede municipal, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, afirmou que não há previsão para o retorno das aulas presenciais em sistema híbrido. No entanto, já em fevereiro os alunos poderão participar de encontros para tirar dúvidas com os professores nas escolas.


Leia também:
Deputado pede que professores de MT não precisem ir presencialmente ministrar aulas

“Nós vamos ter lá aulas de reforço. Você sabe que nesse momento nossos alunos, professores que ficaram fora da sala de aula, muitos deles tiveram problema com ansiedade, depressão, a gente está preocupado com a saúde mental dos nossos profissionais, dos nossos alunos. E esse ambiente, esse contato do aluno com o professor vai ser com agendamento... é um plantão de dúvidas, então não tenho dúvida que vai ser uma coisa bacana, não é para gerar aglomeração como se tem falado, muito pelo contrário. É respeitando todos os protocolos, todo o distanciamento, mas é necessário que o aluno e o professor tenha o contato pelo menos para tirar dúvida. Ele vai receber o material apostilado, ele vai ter o ambiente virtual de aprendizagem do Google for Education, e aí ele tem alguma dúvida ele, por agendamento, ir lá conversar com o professor dele, isso é natural. Isso é normal”, explicou.

Recentemente, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) enviou um requerimento a Alan Porto, pedindo que ele revogasse o artigo 22 da portaria Nº 019/2021, que obrigava os profissionais da rede estadual de ensino a voltarem às atividades presenciais. Para Alan, no entanto, não há motivo para preocupação.

Em relação às aulas em sistema híbrido, o secretário afirma que não existe uma previsão, e elas irão acontecer apenas quando for seguro. ”A gente fez uma reunião ampliada que vocês acompanharam, todas as instituições de educação, fizemos aí com sindicato, fizemos com Secretaria de Estado de Educação, então tomamos a decisão, o governo tomou a decisão de retornar as aulas no dia 8 de fevereiro, e qual foi o compromisso que nós fizemos? Toda semana a gente vai estar avaliando a curva pandêmica da Covid. No momento em que os especialistas de saúde entenderem que é o momento para retornar, que existe segurança dentro da sala de aula, dentro da escola, nós vamos retomando de forma gradativa”, explicou.

Porto ainda garante que, quando este retorno acontecer, o Estado estará preparado para proteger os alunos e os profissionais. “No ano passado a gente mandou recursos para todas as unidades escolares para comprar tapete, comprar máscara, comprar termômetro, álcool em gel, todo o material para fazer higienização e para manter o distanciamento, sinalização, cartilha de orientação, formação para os nossos professores... então hoje nossas unidades estão preparadas para o retorno não presencial e para o retorno híbrido”, garantiu.

Além dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), o secretário também afirmou que o Estado assinou um termo de cooperação com o ‘Google for Education’, ambiente virtual de aprendizagem, investiu em internet de no mínimo 200 mega para as escolas, irá adquirir 12 mil notebooks que serão encaminhados às unidades de ensino, e as escolas e os alunos que não têm acesso a internet vão receber apostilas. “O Estado está fazendo o máximo para a gente garantir que o aluno tenha contato com o material pedagógico, material didático, enfim, tenha acesso à aula. Esse momento que a gente está passando de pandemia, vocês têm acompanhado aí, não é só o estado de Mato Grosso, o Brasil inteiro, o mundo inteiro vem sofrendo com isso. O ano de 2020 foi muito ruim, erramos em alguns pontos, então com esses erros em 2021 a gente pretende melhorar e ter um ambiente mais adequado para os nossos alunos”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet