Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

paciente morreu

Saúde investiga dois casos suspeitos de variante mais transmissível da Covid-19 em Mato Grosso

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Ilustração

Ilustração

A cidade de Rondonópolis (216 quilômetros de Cuiabá) possui dois casos suspeitos da nova cepa do coronavírus. A variante foi encontrada inicialmente em Manaus, no Estado do Amazonas, durante o mês de dezembro do ano passado, e possui maior capacidade de transmissão.


Leia mais:
Casal se passa por funcionários de hospital para oferecer atendimento e testes grátis da Covid-19

Segundo a Secretaria de Saúde Municipal, o primeiro paciente suspeito era um caminhoneiro de Manaus que estava em trânsito, passou mal, e procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rondonópolis.

Posteriormente, ele foi transferido para o Hospital Regional, mas não resistiu e morreu. Por conta disso, o resultado dele foi inconclusivo. 

O outro suspeito está internado no Hospital Unimed. Ele também veio de outro Estado para ser atendido na unidade de Rondonópolis por ser uma unidade de referência. A equipe médica ainda aguarda o resultado do exame para confirmar se é ou não a nova variante.

Vários estados também possuem casos suspeitos. O Ministério da Saúde confirmou a identificação de uma nova cepa variante em quatro viajantes que chegaram a Tóquio vindos do Brasil.

Os passageiros desembarcaram na capital japonesa no dia 02 de janeiro, após uma temporada no Amazonas, desenvolveram sintomas leves e cumpriram quarentena no aeroporto de Tóquio.

Segundo informações fornecidas ao Ministério da Saúde pelas autoridades sanitárias japonesas, a nova variante possui 12 mutações, sendo que uma delas é a mesma encontrada no Reino Unido e na África do Sul, o que implica em maior potencial de transmissão do vírus.

Não há, no entanto, nenhuma evidência científica que aponte impacto na efetividade do diagnóstico laboratorial ou das vacinas em estudo atualmente contra a Covid-19.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet