Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Grande interrogação

Plano prevê vacinação de apenas 24% da população de MT e secretário garante compra adicional

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Plano prevê vacinação de apenas 24% da população de MT e secretário garante compra adicional
O Plano Nacional de Vacinação (PNV) somente prevê que 24% da população de Mato Grosso será vacinada, segundo o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo. Os lotes que chegaram até o momento, são suficientes para cobrir 78% dos profissionais de saúde do Estado e 100% dos indígenas, deficientes e idosos institucionalizados.


Leia mais:
Governador pede ajuda da Ibrachina para comprar 1 milhão de doses da Coronavac e Sinopharm
 
“O plano colocou como prioridade os profissionais da saúde, as pessoas acima de 60 anos institucionalizadas, indígenas e pessoas com deficiência institucionalizadas. A vacina que chegou é suficiente para 78% dos trabalhadores da Saúde. Faltam 36 mil doses para terminar todos da rede privada e pública”, explicou em entrevista ao Jornal da CBN Cuiabá.
 
O secretário ainda acrescentou que, “quando vamos para os próximos grupos, verificamos que o plano inteiro nacional prevê vacinar apenas 42% da população. Significa dizer que ainda tem uma interrogação grande do que vai acontecer com os outros 58%, aqueles que não se encaixam em nenhum destes grupos, não tem comorbidades ou não estão na faixa etária e que no plano inicial, nem se pretende vacinar. A mesma coisa vai ocorrer com o plano de Mato Grosso. Vemos que iremos vacinar apenas 24% da população. Por isso, estamos fazendo um grande esforço para uma aquisição adicional, para fazer uma cobertura maior do que está previsto no plano nacional. Queremos a imunidade de rebanho para frear esta pandemia”.
 
Para tanto, o Governo de Mato Grosso já fez uma provisão financeira e inúmeras demandas, inclusive com carta de intenção para adquirir 1,1 milhão de doses de vacina para ter uma cobertura maior no Estado.
 
“Este é um tema que se politizou demais, está entrando na corrida presidencial. Estamos convictos de que, se o Ministério da Saúde não conseguir apresentar um plano com a perspectiva clara de aquisições que permita atender a todos brasileiros, cada estado vai buscar esta iniciativa, independente da União”, finalizou.
 
Recentemente, o governador Mauro Mendes pediu ajuda ao Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) para adquirir 1 milhão de doses de vacinas produzidas por indústrias chinesas, a CoronaVac, da Sinovac, e outra vacina produzida pela Sinopharm.
 
A intenção é vacinar o maior número de mato-grossenses o quanto antes, aplicando vacinas aprovadas pelos órgãos sanitários.
 
“Então peço que essa parceria já possa se iniciar com a ajuda para intermediar a compra dessas vacinas tão importantes para Mato Grosso, que é um grande fornecedor de alimentos para a China”, afirmou o governador, durante o evento.
 
“Estamos aguardando essa resposta, estamos insistindo e usando todos os canais possíveis. Já temos o dinheiro reservado e só precisamos de um sinal positivo para fazer essa compra”, explicou Mauro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet