Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Pedidos de vistas

Lúdio diz que utilizará ‘todas as ferramentas regimentais’ para frear votação de vetos se não houver quórum

03 Fev 2021 - 15:47

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Lúdio diz que utilizará ‘todas as ferramentas regimentais’ para frear votação de vetos se não houver quórum
O deputado Lúdio Cabral (PT), um dos principais nomes na oposição ao governador Mauro Mendes (DEM), afirmou que utilizará todas as ferramentas regimentais possíveis para tentar frear a apreciação dos vetos do governador Mauro Mendes (DEM), caso não haja o que ele chamou de ‘quórum qualificado’. Na última terça-feira (2), o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), afirmou que os colocaria em votação na próxima terça-feira (9), e não permitiria os pedidos de ‘vistas’ aos parlamentares.


Leia também:
Dilmar diz que vetos 'polêmicos' devem ser votados só no final de fevereiro; Botelho pauta para a próxima semana

“Se o Botelho colocar em pauta na sessão da semana que vem e eu identificar que o quórum é baixo e que há risco de nós não derrubarmos, eu vou fazer pedido de vistas sim. Porque é uma ferramenta regimental que nós temos à nossa disposição”, rebateu o deputado petista. Como a vista seria de 24 horas, caso haja risco de não derrubar os vetos também na sessão seguinte, segundo Lúdio, a estratégia será esvaziar a sessão.

“Todas as ferramentas regimentais que a gente tiver à nossa disposição nós vamos utilizar. Nós vamos utilizar pedidos de vista, e vamos utilizar obstrução em plenário para só votar quando tivermos segurança de que teremos os votos necessários para a derrubada”, garantiu o parlamentar.

Dentre os vetos mais ‘polêmicos’ do governador estão o veto ao PLC 36/2020, que isenta aposentados que ganham até o teto do INSS do pagamento da alíquota de 14%, o veto ao projeto  971/2020, que permite o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores do Tribunal de Justiça (TJ) e o veto ao projeto PLC-49/2020, que impede a extinção da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Para Lúdio, a votação dos vetos irá exigir ‘cuidado e atenção’. “Eu entendo a necessidade da derrubada desses vetos. Agora, votação de veto é uma votação que exige quórum qualificado. Uma presença maciça de deputados em plenário para que a gente tenha segurança de que teremos os votos necessários para derrubar os vetos. Inclusive lembrando que é uma votação secreta. E como o governo tem pressionado os deputados da sua bancada, essa pressão pode, dentre outras coisas, produzir algum tipo de alteração no quórum”, justificou o petista.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet