Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Exclusivas da Covid-19

Governo abre mão de equipamentos de UTI para ajudar o AM e abrirá 20 novos leitos com recursos próprios

Foto: Christiano Antonucci

Governo abre mão de equipamentos de UTI para ajudar o AM e abrirá 20 novos leitos com recursos próprios
O governo de Mato Grosso decidiu abrir mão de equipamentos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que estavam no Hospital Santa Casa e pertencem ao Ministério da Saúde para encaminhá-los ao Amazonas, que passa por um colapso em seu sistema de saúde. Além disto, a gestão de Mauro Mendes (DEM) ainda pretende abrir 20 novos leitos com recursos próprios.


Leia mais:
Arquivada ação que buscava suspender licitação emergencial de R$ 16 milhões para UTI aérea

Em novembro, Mato Grosso foi notificado pelo Ministério da Saúde para devolver os dez equipamentos para tratar pacientes da Covid-19, que estavam instalados no Hospital Estadual Santa Casa. Os leitos já haviam sido desabilitados pelo órgão federal no ano passado, porque a média de internação de pacientes com coronavírus à época da solicitação estava em torno de 30%. 

Os equipamentos, que são alugados pelo Ministério, ainda estão no Hospital e serão remetidos pelo órgão para socorrer o Estado do Amazonas.

Vale destacar que na época da desabilitação desses leitos, o Estado, com recurso próprio, para manter o atendimento, habilitou mais 30 leitos de UTI no Hospital Metropolitano, que é a referência no tratamento e combate ao Coronavírus. Passando de 40 leitos de UTI para 70, sem nenhuma perda para a população.

Segundo o Estado, o trabalho para garantir o atendimento à população de Mato Grosso continua e, na próxima semana serão abertos 20 novos leitos de UTI, sendo 10 no Hospital Estadual Santa Casa e a mesma quantidade no Metropolitano, todos exclusivos para tratar pacientes com Covid. 

"Lembramos ainda que o Governo de Mato Grosso empresta os equipamentos de UTI adquiridos no ano passado para diversos municípios, como é o caso de Cuiabá, que utiliza 10 aparelhos fornecidos pelo Estado para atendimento aos pacientes da Covid-19", finaliza a nota.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet