Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política MT

MILITARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Deputado José Medeiros pede que Bolsonaro transforme 9º BEC em escola militar

Foto: Reprodução

Deputado José Medeiros pede que Bolsonaro transforme 9º BEC em escola militar
O deputado federal José Medeiros (Podemos) solicitou ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a instalação de um colégio militar no prédio do 9º Batalhão de Engenharia de Construção de Cuiabá. A solicitação acontece devido a transferência anunciada pelo Exército no dia 17 de janeiro, do 9º BEC da capital para o município de Sinop (477 km de Cuiabá).


Leia também:
Deputado condena transferência do 9º BEC para Sinop e quer diálogo com Exército

Para justificar o seu pedido, o deputado lembrou o presidente do desejo do Governo Federal de militarização das escolas das capitais do país. Além disso também citou o “desejo” da sociedade mato-grossense por este modelo de ensino.

"A implantação dos colégios militares foi mencionada pelo presidente ainda na campanha eleitoral de 2018. O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares já é realidade. A proposta em 2021 é implantar 54 instituições neste modelo em escolas estaduais, distritais e municipais", disse o deputado.

O programa mencionado por Medeiros, é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. O principal objetivo deste modelo é a implantação de 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até o ano de 2023. Isso significaria a inauguração de 54 escolas por ano.   
  
Além do argumento, o deputado federal também destacou o nível de ensino ofertado nos colégios militares, o qual ele considera muito alto. "Além da reconhecida qualidade do ensino, é importante mencionar o estímulo ao desenvolvimento de valores como disciplina e respeito em nossos jovens".

Outra iniciativa

A articulação que pretende transformar a Escola Estadual Presidente Médici, localizada em Cuiabá, em uma escola cívico-militar também faz parte de uma articulação que o deputado federal José Medeiros pertence. "A PRF tem um programa nacional com a mesma proposta das escolas cívico-militares. Assim que tive conhecimento, conversei em Brasília e também com o superintendente da PRF em Mato Grosso, Francisco Lucena, para contribuir com a educação em nosso estado", relatou o parlamentar. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet