Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

taxação

“O aposentado não vai ganhar nada mesmo com a derrubada do veto”, diz Max sobre PLC 36

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

“O aposentado não vai ganhar nada mesmo com a derrubada do veto”, diz Max sobre PLC 36
A discussão acerca do Projeto de Lei Complementar 36, que isenta servidores aposentados que recebem até o teto do INSS de pagar a alíquota de 14%, parece que não vai acabar em breve. Agora, a expectativa é pela manutenção ou derrubada do veto feito pelo governador Mauro Mendes (DEM). Para o deputado estadual Max Russi (PSB), a melhor alternativa seria uma tratativa direta e uma nova solução apresentada pelo Governo. “Da forma que está o aposentado não vai ganhar nada, mesmo com a derrubada do veto”, afirmou, na manhã desta terça-feira (9).


Leia também:
João Batista diz que é ‘pela negociação’ e quer ‘sentar com os dois lados’ para discutir PLC 36

“O governo não fez nenhum encaminhamento aqui na Assembleia ainda, não fez nenhum direcionamento. Então o líder [Dilmar Dal Bosco, DEM] vai estar conversando com os deputados para ver qual é o encaminhamento do governo para com a base. Acho difícil [não derrubar] porque existe um entendimento por parte dos deputados nesse assunto, agora, esse é um veto que não vai avançar, é inconstitucional, então se a Assembleia porventura derrubar o veto, a justiça não vai dar”, argumentou Russi.

Segundo o parlamentar, se a Assembleia derrubar o veto do Governador, o chefe do executivo estadual tende a entrar na justiça, e, por fim, a justiça iria dar causa ganha a Mendes. Desta forma, tudo continuaria como estava antes do PLC. “Está se gerando uma falsa expectativa em todos os aposentados. O que eu defendo, o que o deputado Max Russi defende, que a gente faça uma tratativa com o Governo, antes da votação do veto, para encontrar um meio termo, que o governo mande o projeto do executivo, dentro daquilo que ele entende que não tem condições de ser feito, e a Assembleia eu tenho certeza que aprovaria em tempo recorde isso. E aí o aposentado ganharia alguma coisa”, argumentou.

O PLC, de autoria de Lúdio Cabral (PT), foi aprovado em primeira votação no último dia 24 de setembro, e em segunda votação dia 14 de dezembro. A proposta acaba com a cobrança da alíquota previdenciária para aqueles que ganham até o teto do INSS, de R$ 6,1 mil, revogando assim os parágrafos 5° e 6° do artigo 2° da Lei Complementar 654/20, que foi aprovada em janeiro e sancionada por Mauro Mendes. Apesar de aprovado pelo plenário da Assembleia, o PLC foi vetado pelo governador, que chegou a dizer que os deputados fizeram uma “presepada” ao aprovarem o projeto.

Mais vetos

Outro veto ‘polêmico’ que aguarda para ser votado é o veto ao projeto de lei que permite que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pague a Revisão Geral Anual (RGA) a seus servidores. Neste caso, Russi afirma não saber qual será o resultado. “É discussão, o voto é secreto, inclusive fiz um artigo essa semana sobre isso, então cada parlamentar está de acordo com a sua consciência. Existe uma movimentação muito grande por parte dos servidores do TJ, dos aposentados, então vai depender de cada parlamentar vai se posicionar nessa votação”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet