Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

no centro de eventos do pantanal

Polo de vacinação contra a Covid-19 possui leitos, setor para descanso e monitoramento de pacientes

Foto: Luiz Alves

Polo de vacinação contra a Covid-19 possui leitos, setor para descanso e monitoramento de pacientes
Instalada no Centro de Eventos do Pantanal, a estrutura da campanha "Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar" contra a Covid-19", tem sido bastante elogiada pelos pacientes que estão sendo recebendo o imunizante. Um dos principais elogios é referente ao setor de descanso e monitoramento pós-vacina, onde as precisam esperar cerca de 30 minutos, caso ocorra qualquer tipo de reação adversa.


Neta enfermeira vacina a avó de 85 anos contra Covid-19 em Cuiabá
 
Além disso, o local tem disponibilizadas 11 mesas para aplicação da vacina. Profissionais da Vigilância Epidemiológica estão monitorando as temperaturas das caixas térmicas que ficam nessas mesas dos aplicadores da vacina. A temperatura não pode ser menor que 2 graus e maior que 8 graus. A ala de vacinação fica ao lado da câmara fria, que tem acesso restrito, onde ficam armazenadas as doses da vacina e todos os insumos necessários para aplicação (seringas e agulhas) por dia.
 
Ao todo o polo central de vacinação conta com seis leitos de retaguarda e equipe de emergência com ambulância. A estrutura também dispõe de ambulâncias, caso haja necessidade de pronto-atendimento e encaminhamento para uma unidade hospitalar. "Reação é uma coisa rara, mas, como é uma vacina nova, a gente precisa manter esse protocolo recomendado na bula", afirma a supervisora da campanha de vacinação e gerente da Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, Flávia Guimarães.
 
Vale lembrar que com o início da vacinação dos idosos, a estrutura foi separada, para receber os profissionais da saúde e a classe da "melhor idade" em alas separadas, para evitar qualquer exposição ao vírus, além de facilitar a entrada do grupo de idosos cadeirantes e os que usam andadores por meio de rampa.
 
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que em todas as etapas do atendimento, a pessoa é orientada sobre a necessidade de duas semanas após receber a primeira dose, faça o agendamento e retorne para tomar a segunda dose da vacina, pois somente assim é concluído o processo de imunização contra a Covid-19.
 
Cuiabá já imunizou pouco mais de 20 mil pessoas contra o coronavírus. O agendamento continua sendo através do site https://vacina.cuiaba.mt.gov.br/ para os trabalhadores da saúde e os idosos com 85 anos ou mais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet