Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

DIA DE COMBATE

Especialista alerta sobre câncer infantil: "diagnóstico precoce é fundamental”

Foto: Reprodução

Especialista alerta sobre câncer infantil:
O oncologista pediátrico Afonso Pereira Leite Neto, da Oncolog e Clínica Vida, fez um alerta sobre o câncer infantil. Para ele, “o diagnóstico precoce é fundamental para melhor tratamento da doença”. Nesta segunda-feira (15), é comemorado o Dia Internacional da Luta contra o Câncer Infantil.


Leia mais:
Neta enfermeira vacina a avó de 85 anos contra Covid-19 em Cuiabá

O oncologista pontua que os pais devem ficar atentos a qualquer sinal da doença, que pode ser demonstrada por meio de tosse, febre, palidez e dores no corpo. Esses sintomas podem ser associados a doenças comuns. No caso de perdurar podem ser sintomas de câncer infantil.

“É preciso sempre manter um acompanhamento regular, seja com médico de família ou com o pediatra. O diagnóstico precoce é fundamental para melhor tratamento da doença. Então, as consultas de rotina são importantes e é preciso que a criança seja constantemente acompanhada por profissional”, explicou.

As crianças podem ser acometidas por leucemias, linfomas e tumores do sistema nervoso central, sendo que os carcinomas no sangue são os mais recorrentes e correspondem aos 60% dos cânceres infantis. A doença é rara, mas, ainda assim, preocupa.

“O câncer infantil está mais relacionado ao desenvolvimento do embrião e não têm características hereditárias. Geralmente essa doença vem por uma má formação genética durante a gestação, diferente dos casos nos adultos. Em pessoas adultas tem o fator de exposição que contribui para o desenvolvimento da doença”, explicou o especialista.

Dia Internacional da Luta contra o Câncer Infantil

A data foi criada pela Confederação Internacional de Pais e Crianças com Câncer (ICCCPO) em 2002 e prega que todos os pacientes têm direito ao melhor atendimento médico e psicossocial possível. O intuito da campanha, projetada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é abolir toda a dor e sofrimento das crianças com a enfermidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet