Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

AGUARDAM MS

Cuiabá e Rondonópolis suspendem vacinação contra Covid-19 por falta de doses

Foto: Danielly Tonin - Gabinete de Comunicação

Cuiabá e Rondonópolis suspendem vacinação contra Covid-19 por falta de doses
A vacinação contra Covid-19 de idosos acima de 85 anos,  teve que ser suspensa em Rondonópolis (216 quilômetros de Cuiabá), no último sábado (13). Cuiabá também paralisa a imunização na próxima quarta-feira (17). As secretarias aguardam o Ministério da Saúde. Entretanto, ainda não há uma data para recebimento de mais imunizantes por parte do Governo do Estado que realiza a distribuição aos municípios.


Leia mais:
Familiares de ribeirinho morto por lancha em Barão de Melgaço pedem justiça

Rondonópolis vacinou até o momento, profissionais da área de saúde, idosos institucionalizados, idosos com 90 anos ou mais e deu início à imunização de idosos com 85 anos ou mais. A última atualização dos dados da quantidade de vacinados em Rondonópolis aponta 6.142 pessoas imunizadas contra o coronavírus.

Nesta semana será realizada a vacinação dos profissionais de saúde que tomaram a primeira dose da vacina coronavac. A segunda dose será aplicada das 8h às 11h e das 13h às 17h no Auditório da Prefeitura somente aos profissionais que tomaram a primeira. Demais profissionais de saúde irão receber a segunda dose da vacina coronavac nos hospitais onde foram vacinados.

Em Cuiabá, no Centro de Eventos foram vacinados 2460 idosos entre os dias 11 e 15 de fevereiro, além da aplicação da segunda dose para os trabalhadores da saúde, que ainda está sendo realizada.

Nesta quarta (17) e quinta (18) serão imunizados os idosos acamados da regional Leste. Serão aplicadas 50 doses no primeiro dia e 52 no segundo. Na sexta-feira (19) serão vacinados os idosos da regional Norte, com um total de 79 pessoas.

Na próxima segunda-feira (22) será a vez dos idosos da regional Oeste. Serão 68 doses aplicadas para este público. E na terça (23) os idosos acamados da regional Sul serão os contemplados. Estão agendadas 46 pessoas desta regional.

“Como ainda não recebemos novas doses de vacina, a partir desta quarta-feira (17) a vacinação no Centro de Eventos será suspensa temporariamente e vamos dar continuidade à campanha fazendo a imunização dos acamados”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira.

O prefeito Emanuel Pinheiro lamentou não ter recebido mais doses para dar maior celeridade à campanha. “Para mim é uma grande felicidade ter a oportunidade de proporcionar a imunização dos idosos a partir de 85 anos, pois é o público mais suscetível a complicações pela Covid-19. Agora vamos trabalhar na vacinação dos acamados e torcer para a chegada de novas doses para que possamos dar continuidade à imunização dos cuiabanos”, concluiu o prefeito.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) recebeu 191.760 doses de vacinas contra a Covid-19 do Ministério da Saúde e divulgou os quantitativos entregues a cada município, conforme o percentual de habitantes dos grupos prioritários.

O Plano Nacional de Imunização (PNI) também previu a distribuição fragmentada de doses aos estados e municípios brasileiros.

O Governo do Estado enfatizou que seguiu todas as orientações feitas pelo Ministério da Saúde quanto à distribuição e armazenamento dos imunizantes e informou que, no momento, aguarda o envio de novas doses por parte do Governo Federal.

Pontuou também que na última remessa, o Ministério recomendou o início da vacinação em idosos acima de 90 anos.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet