Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

IMUNIZAÇÃO AVANÇA

Programa Melhor em Casa vacina idosa de 114 anos contra a Covid-19 em Cuiabá

Foto: Davi Valle

Programa Melhor em Casa vacina idosa de 114 anos contra a Covid-19 em Cuiabá
A senhora Justina Santana Xavier da Silva, de 114 anos, se tornou mais uma das mato-grossense imunizadas contra o novo coronavírus nesta segunda-feira (22). Nascida em 10 de janeiro de 1907,  no município de Rosário Oeste (105 km de Cuiabá), Justina foi atendida em sua própria casa, que fica no bairro Jardim Cuiabá, por uma Equipe Multiprofissional de Atendimento Domiciliar (EMAD) do Programa Melhor em Casa da Prefeitura de Cuiabá.


Leia também:
“Não podemos continuar dessa maneira, com muita morosidade”, critica Jayme sobre vacinação

Segundo Aldair Conceição, responsável legal pela senhora Justina, a idosa mora junto com sua mãe de 93 anos e com uma cuidadora, que é encarregada de cuidar das duas. “A Dona Justina sempre morou na casa da minha família. Quando eu nasci ela já estava lá. Meu pai contava que o pai dela a deixou na nossa casa para estudar. Quando saímos de Rosário Oeste para virmos para Cuiabá ela veio junto e continua até hoje”, revelou.

Ainda segundo Aldair, ela relata que costumava levar a senhora Justina para a missa, mas em decorrência da pandemia, desde o ano passado a idosa não frequenta a igreja com medo da doença.

Para Marquilene Ferreira da Cruz, cuidadora, Justina é uma senhora festeira, religiosa e saudável, que ainda sabe aproveitar os momentos leves e bons da vida. “Sempre que ela vê alguém diferente ela convida para o seu aniversário. Mas neste momento de pandemia não podemos deixar pessoas de fora virem aqui, porque além dela ser bem idosa, temos a dona Lurdes, que tem 93 anos e é acamada”, explica.

Após ter sido imunizada nesta segunda-feira (22), a cuidadora agradeceu a presença da equipe do EMAD e à Prefeitura, por tornar possível que os idosos se vacinem sem precisar sair de casa. “Muito bom este trabalho da prefeitura de vir vacinar os idosos, pois seria muito difícil ter que tirá-las de casa para isso. Agora vamos ter mais tranquilidade, pois as chances de elas pegarem a doença diminuíram”, declarou.

A vacinação dos acamados começou na quarta-feira (17) e segue até esta terça (23). A previsão é que sejam vacinados ao todo 295 idosos a partir de 85 anos acamados ou com problemas de locomoção.

Programa Melhor em Casa

O Programa Melhor em Casa foi lançado em agosto de 2020 pela Prefeitura de Cuiabá e conta uma Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar (EMAD). A iniciativa tem o objetivo de levar atendimento de saúde humanizado na residência de pacientes com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde.

Os atendimentos são realizados por cerca de seis equipes multiprofissionais formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, fisioterapeutas e nutricionistas. Prioritariamente serão contemplados pacientes acamados e os que estavam internados, e que têm condições de continuarem a recuperação nas suas residências.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet