Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

TRIBUNA LIVRE

População conta com 20 minutos de participação em sessões da Câmara para demandas

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

População conta com 20 minutos de participação em sessões da Câmara para demandas
A Câmara de Cuiabá anunciou mais uma vez, nesta terça-feira (23), que a sociedade cuiabana continua dispondo de um espaço virtual, com tempo de até 20 minutos, durante as sessões ordinárias realizadas pela Câmara da Capital. A iniciativa tem o nome de Tribuna Livre e nela, o cidadão pode discorrer sobre projetos, fazer demandas e expor opiniões abordando variados assuntos relevantes à população.


Leia também:
Eleição na União das Câmaras de Vereadores de MT entra na reta final com mudanças de apoiadores


De acordo com informações da assessoria, para fazer uso da Tribuna, cidadão que tiver interessado, basta solicitar a qualquer vereador ou vereadora, informando previamente o tema que pretender abordar em sua manifestação.

Diante da solicitação, o parlamentar irá enviar o requerimento à Primeira Secretaria da Casa, solicitando a inscrição da pessoa, indicando o tema em questão e a data pretendida. A Tribuna Livre é um espaço de 20 minutos, que deve ocorrer a cada sessão ordinária. Os espaço pode ser utilizado por até duas pessoas, com o tempo máximo de 10 minutos para cada uma.

Devido a pandemia do novo coronavírus e em virtude das sessões estarem sendo realizadas de forma on-line, é importante que os interessados informem o seu endereço eletrônico ou celular a tribuna. “Para que nossa TI (Tecnologia de Informação) possa entrar em contato e fornecer o link de acesso à plataforma da Câmara”, esclarece Vinícius Falcão de Arruda, chefe de Gabinete da Primeira Secretaria.

Neste ano, mais de 10 tribunas já foram realizadas e nelas, houve a explanação sobre o Museu de Arte Sacra em 3D, pelo Patrimônio Histórico de Cuiabá e outra que abordou a importância da Rádio na Comunicação, pelo Radialista e Jornalista Jota Gomes.

Vinícius ressalta que o pedido de agendamento deve ser encaminhado à Primeira Secretaria com no mínimo 48 horas de antecedência, pois a solicitação deve passar pelo crivo do primeiro-secretário e do presidente da Casa para avaliação, depois é submetido à Secretaria de Apoio Legislativo e à Coordenadoria de Cerimonial, para informação à Mesa que vai presidir a Sessão. 

Para o vereador e primeiro secretário Paulo Henrique (PV), é importante a participação da sociedade nesses espaços para assegurar à população o direito de manifestar sobre diversos assuntos de interesse público. “A Tribuna Livre é um instrumento muito importante do Parlamento, pois abre espaço para diversas categorias, e ainda aborda problemáticas que nós como vereadores podemos trabalhar para solucionar. Esse espaço é voltado para a população, para profissionais de todos os setores, e cria um diálogo produtivo no Parlamento”, declarou.

Serviço

A Tribuna Livre, assim como as Sessões Ordinárias, é transmitida em tempo real, e pode ser assistida pelas redes sociais na página da Câmara.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet