Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Caos na saúde

Gilberto critica postura de Emanuel: ‘mesmo colapsado, o prefeito acha que tem que continuar tudo aberto’

05 Mar 2021 - 09:11

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Gilberto critica postura de Emanuel: ‘mesmo colapsado, o prefeito acha que tem que continuar tudo aberto’
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, criticou a atitude do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), de tentar decretar medidas mais brandas de combate ao novo coronavírus (Covid-19) na capital e não seguir o decreto estadual. Segundo ele, o ‘caos’ que acontece na saúde foi previsto.


Leia também:
Bebê de três anos morre de Covid; taxa de ocupação UTIs já ultrapassa 96%

“O duro é acreditar que mesmo Cuiabá estando colapsado, mesmo a maioria dos pacientes internados no município de Cuiabá estarem utilizando os leitos do Hospital Estadual Santa Casa e o Metropolitano, o prefeito da capital acha que tem que continuar tudo aberto. Não abriu nenhum leito de UTI, nenhum leito de enfermaria novo no ano de 2021. E praticamente hoje dispõe de menos leitos do que tinha no início da pandemia, isso é um absurdo”, afirmou o secretário, na tarde da última quinta-feira (4).

Segundo Gilberto, o Estado se esforça para abrir ainda mais leitos, mas há ‘uma limitação’. “Infelizmente a maioria das vagas dos leitos que foram abertos na baixada cuiabana estão sendo utilizados pela população de Cuiabá e de Várzea Grande. Então há necessidade, nesse momento, de que o município no mínimo oferte os leitos que esteve na pactuação logo no início da pandemia. Hoje são mais de 50 leitos de enfermaria bloqueados no âmbito municipal. Não há mais leitos disponíveis na Santa Casa, e já estão exaurindo também os leitos do metropolitano”, lamentou o secretário.

Nesta quinta-feira (4), a ocupação dos leitos em Unidade de Terapia Intenstiva (UTI) já ultrapassou os 96%, o que significa um colapso do sistema de saúde. A Prefeitura de Cuiabá ainda não se manifestou sobre as declarações de Gilberto Figueiredo. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet