Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

COMBATE À PANDEMIA

Prefeitura de Cuiabá disponibiliza testes da Covid-19 em 21 unidades de saúde; saiba quais

Foto: Ascom/Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá disponibiliza testes da Covid-19 em 21 unidades de saúde; saiba quais
A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai disponibilizar novos pontos de atenção primária para pessoas com sintomas leves de síndrome gripal. Ao todo serão 21 unidades que irão fornecer testes rápidos e também exames RT-PCR, ambos utilizados para identificar se o paciente apresenta ou não a infecção pela Covid-19. Para ter acesso aos exames, a Secretaria afirma que a pessoa deve antes passar por uma consulta médica na própria unidade. 


Leia mais:
Prefeito diz que sofre ‘pressão’ do setor de restaurantes para flexibilizar decreto

A orientação é que ao perceber sintomas gripais, como tosse, espirro, coriza, febre, dor de cabeça e no corpo, a pessoa deve procurar uma unidade básica de saúde (UBS, UFS ou centro de saúde), de preferência mais próximo de sua casa. Após passar por uma consulta médica, e havendo indicação do profissional de saúde para o exame, ela terá acesso ao procedimento. 

Ainda de acordo com o comunicado da Prefeitura, o teste rápido deve ser realizado a partir de 10 dias do início dos sintomas. Já o RT-PCR pode ser realizado com maior eficiência entre o 3° e o 5° dia desde o início dos sintomas. 

Os testes rápidos estão disponíveis nas seguintes unidades de saúde: Centro de Referência Ana Poupina, USF Parque Ohara, USF Novo Terceiro, USF Despraiado I e II, centro de saúde Dom Aquino, centro de saúde Jardim Leblon, USF Pedregal I e II, USF Pedra 90 I e II, centro de saúde Parque Cuiabá, USF Santa Laura/Jardim Fortaleza, centro de saúde Tijucal, Clínica da Família do CPA 1, USF Três Barras, USF CPA 3, USF Nossa Senhora da Guia, USF Rio dos Peixes, USF Aguaçu e Projeto AMOR.

Já o RT-PCR será disponibilizado nas seguintes unidades: Centro de Referência Ana Poupina, USF Bela Vista/Carumbé, UF Jardim Imperial, USF Parque Ohara e USF Ilza Picolli.

Além dos exames, a Secretaria de Saúde segue fazendo a entrega do “Kit-Covi-19”, mediante prescrição médica e consentimento do paciente. 


*Com assessoria
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet